Brand-News Publicidade 1200x90
10/07/2023 às 15h55min - Atualizada em 10/07/2023 às 15h55min

Dia da Pizza: curiosidades sobre o prato que conquistou os brasileiros

FONTE E FOTO: Ana Cajado - [email protected]
C
Celebrada desde 1985, a massa estrangeira desembarcou no país junto aos imigrantes italianos
 
Redonda, quadrada ou triangular, a pizza consegue dar água na boca de qualquer brasileiro de todas as formas. A iguaria ganhou um dia próprio - 10 de julho - quando, em 1985, o secretário de turismo Carlos Luiz de Carvalho realizou um concurso para eleger as dez melhores receitas do Brasil. Essas receitas nem sempre seguem à risca a tradição italiana e cada país desenvolve sua versão para agradar o público local. Neste Dia da Pizza, o Hurb compartilha as singularidades das fórmulas mais famosas no mundo.

TRADIÇÃO E MODERNIDADE - Apesar da fama de sua origem italiana, essa iguaria tem origem na receita do ‘pão ed Abraão’, uma massa similar, feita à base de água e farinha, que fazia parte da alimentação dos egípcios e hebreus. Ao chegar na Itália, a pizza não era um prato nacional, mas regional. Feito em discos simples de massa com molho de tomate, nos quais os ingredientes eram colocados a mão e comercializados por vendedores ambulantes. Era, e ainda é, uma opção prática e rápida, que não exigia talheres ou pratos.

Para visitar e degustar algumas das versões da pizza pelo mundo, o Hurb, empresa de tecnologia que está no mercado do turismo há mais de 12 anos, separou algumas dicas de destinos reconhecidos pelo prato. São elas:

NOVA YORK, NOS EUA - Vendendo fatias de pizza por apenas U$ 1, a cidade possui lanchonetes que comercializam o lanche de forma rápida, no estilo fast food. Há também opções de restaurantes que oferecem um estilo único do prato, com uma massa mais grossa e escura, para ser apreciado com calma. Seja uma pizza inteira ou apenas uma fatia, o que vale é conhecer e aproveitar os diversos restaurantes da região.

ROMA E NÁPOLES, NA ITÁLIA - O país promove a culinária e a tradição da autêntica pizza napolitana, elaborada com farinha, fermento natural ou levedura de cerveja, água e sal, além da massa ser trabalhada somente com as mãos. Na Itália, o sabor mais comum das pizzas resulta da combinação de tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão. É de lá que vêm muitos dos sabores que conhecemos, como Napolitana, Margherita e Pomodoro.

HONG KONG, NA CHINA -  Por incrível que pareça, essa região é hoje conhecida por oferecer uma das melhores pizzas do mundo. Com uma massa frita à base de trigo, seus restaurantes trazem uma visão moderna e rústica da cozinha italiana, através de menus que valorizam o que há de melhor da culinária mediterrânea. Tendência local, a curiosa pizza dupla permite que os clientes comprem uma pequena pizza que vem sobre uma pizza maior, cada uma de um sabor.
 
NO BRASIL - No Brasil, as primeiras pizzas começaram a ser produzidas nas casas dos imigrantes italianos, mas logo ganharam espaço e conquistaram todo o país com as pizzarias. Aqui, ela se popularizou antes mesmo do que na Itália, já que lá o prato era consumido pelas camadas mais pobres. De acordo com os dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), o país conta com mais de 112 mil desses comércios, que reforçam o legado da gastronomia italiana.
 
Popularmente consumida no fim do dia, a pizza ‘abrasileirada’ ganhou diferentes tipos de farinha de trigo, produzidas no Brasil, além de diversos sabores, entre opções salgadas e doces. Entre as características marcantes da nossa pizza, estão a grande quantidade de cobertura e a qualidade da massa e dos produtos, que conquistam todos os dias os brasileiros.

Quando o assunto é pizza, São Paulo é o destino que se tornou referência gastronômica no país. Com receitas tradicionais e versões alternativas, os paulistanos se divertem com os variados sabores da cultura da pizza na cidade. Vale lembrar que o queijo não é um ingrediente padrão na pizza paulistana. Por isso, atenção à descrição dos cardápios locais: se esse ingrediente não consta na descrição, sua pizza de calabresa pode chegar só com molho e linguiça.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.