Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
30/06/2023 às 15h35min - Atualizada em 30/06/2023 às 15h35min

A história do selo de verificação: polêmicas, compras e marketing

FONTE: MF Press Global Gestão geral - [email protected] - FOTOS: Reprodução Google / MF Press Global
C 
De acordo com o Pós PhD em neurociências e CEO da MF Press Global, Dr. Fabiano de Abreu, a nova fase do selo de verificação trará mais protagonismo à imprensa
 
O selo de verificação nas redes sociais é um símbolo que indica autenticidade e validação de contas de personalidades, marcas ou organizações. Geralmente representado por um ícone de “check” azul, ele confere credibilidade e confiança ao perfil verificado, mostrando que a conta pertence realmente à pessoa ou entidade. 
 
Desde que surgiu, o selo de verificação foi objeto de desejo de personalidades da internet e empresas em ascensão como forma de validar seu sucesso e fornecer credibilidade suficiente para abrir as portas para novas oportunidades profissionais, mas diversas polêmicas e alterações marcaram a história dessa ferramenta.
 
A importância inicial do selo de verificação e a máfia de vendas
Segundo o Pós PhD em neurociências, jornalista e CEO da empresa de comunicação MF Press Global, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, as grandes empresas e personalidades foram a principal razão para que o selo de verificação ganhasse tamanha importância.
 
Quando o selo de verificação começou, as pessoas que eram realmente famosas que se destacaram e se diferenciam conquistaram o selo de verificação, assim como grandes empresas, e ele passou a ser associado ao sucesso dos perfis que o possuíam”, lembra. “Com o tempo, pessoas comuns também viram a oportunidade de obter um selo de verificação e, dessa forma, ter mais fama nas redes sociais. Essa alta demanda fez com que também surgissem pessoas que prometiam o selo de verificação, mas acabavam aplicando golpes, o que gerou diversas denúncias. Começava aí a ‘máfia de venda de selos de verificação’, que se autodenominavam assessores, mas que na verdade apenas conseguiam matérias pagas”, explica Dr. Fabiano. “A Meta não reconhecia os sites que participavam desse esquema fraudulento, fazendo com que muitos acabavam conseguindo o selo por vias antiéticas.
 
Assinatura para selo de verificação: A novidade irá resolver o problema?
Recentemente, as principais redes sociais, como Meta, dona do Facebook e Instagram, e o Twitter, anunciaram programas de assinaturas que dariam direito a recursos especiais, entre eles, o selo de verificação, o que levantou debates, mas de acordo com Dr. Fabiano de Abreu, irá ajudar a imprensa a ter um papel mais importante na formação de personalidades.
 
Agora o selo de verificação é para qualquer pessoa. O que é ruim para os influenciadores e profissionais de maior destaque, já que terão que investir mais em assessoria para as redes sociais e de imprensa como maneira de se destacarem mais. Será ruim também para os autônomos que ganhavam dinheiro com "promessas" de que conseguiriam selo, se passando por assessores. Também será ruim para sites de notícias falidos, pequenos ou sites fakes que serviam de argumento para vender matérias que destacavam os profissionais, com a promessa desses pseudo assessores de que para conseguir o selo, deveriam ter matérias que os destacassem.
Agora o grande diferencial não será um selo de verificação e sim a real relevância de determinada empresa ou personalidade, e isso será ótimo para a imprensa, que passará a desempenhar um papel fundamental para quem quiser se diferenciar da grande massa que passará a ter o selo de verificação”, afirma Dr. Fabiano de Abreu.
 
Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela - Pós-doutor e PhD em neurociências, eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.