Brand-News Publicidade 1200x90
30/06/2023 às 15h41min - Atualizada em 30/06/2023 às 15h41min

Gastroenterologista da Unimed alerta para os riscos da esteatose hepática

FONTE E FOTO: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas
C 
Doença é popularmente conhecida como gordura no fígado
 
Neste mês de junho a Sociedade Médica de Hepatologia realizou uma campanha anual sobre a conscientização da esteatose hepática. Esta condição é popularmente conhecida como gordura no fígado e atinge cerca de 25% da população brasileira. É o que aponta a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro do Fígado, em novembro de 2021. 
 
É normal haver presença de gordura no fígado, no entanto quando este índice chega a 5% ou mais o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível, sendo uma das causas mais comuns de doença hepática com potencial de evoluir para uma cirrose“Essa é uma condição clínica comum entre os brasileiros. Uma a cada quatro pessoas tem gordura no fígado. Apesar de comum, não é algo não importante”, alerta Luciana Ávila Furtado Cardillo, gastroenterologista cooperada da Unimed Poços de Caldas, com atuação em hepatologia. 
 
Nos quadros leves de esteatose hepática, a doença não provoca sintomas, estes são percebidos quando aparecem as complicações da doença. Inicialmente, as queixas são dor, cansaço, fraqueza, perda de apetite e aumento do fígado. 
 
Apesar de não existir um tratamento específico, a recomendação para diminuir a gordura no fígado é a mudança na qualidade de vida, com a prática de atividades físicas e reeducação alimentar. “Recentemente, um estudo demonstrou a grande associação do sedentarismo com a esteatose hepática, concluindo que a falta de prática de exercícios físicos pode gerar acúmulo de gordura hepática mesmo em indivíduos aparentemente ‘magrinhos’”, explica Luciana.  
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025 a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, 700 milhões deles com obesidade, enquanto no Brasil, segundo um levantamento feito pelo IBGE em 2019, estima-se que cerca de 96 milhões de brasileiros estivessem acima do peso. “É importante mudarmos nossos hábitos de vida e incluir algum tipo de atividade física - de preferência que dê prazer - e não deixar que nenhuma desculpa impeça de torná-la rotina”, orienta a gastroenterologista da Unimed Poços.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.