Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
28/06/2023 às 14h46min - Atualizada em 28/06/2023 às 14h46min

Fique de olho na sua saliva

FONTE E FOTO: Verônica Pacheco - Toda Comunicação - [email protected]
C 
A Dra. Cláudia C. Gobor aponta que disfunções salivares podem levar a sérios problemas bucais
 
Se você sente que a sua boca está frequentemente seca e isso já acontece há algum tempo, é difícil engolir a própria saliva ou frequentemente percebe que sua boca está muito molhada, com a sensação de estar babando, isso pode indicar alguma alteração das glândulas salivares ou uma disfunção salivar.
 
Saliva não é só o famoso ‘cuspe’, ela tem diversas funções. Quando há uma disfunção, não compromete somente a produção da saliva, mas também podemos ter alterações a níveis de hidratação da boca, lubrificação e até a deglutição.
Segundo a Dra. Cláudia C. Gobor, cirurgiã-dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose, a saliva pode ser analisada e detectar algum outro problema. “A produção de saliva indica muitas coisas sobre a saúde bucal e pode ajudar no diagnóstico de algumas doenças. Uma salivação ideal pode prevenir cáries, reequilibrar o pH bucal, fazer o controle de bactérias e muito mais. Quando aparece uma disfunção é sinal de que algo de errado está acontecendo e está na hora de ir ao dentista", conta a especialista.
 
A saliva também é importante para a fala. "Para os sons que formam as palavras saírem corretamente, é preciso uma certa quantidade de saliva. Caso exista alguma alteração, seja para mais ou para menos, pode gerar pronunciamentos errados ou alguns dos sons podem não sair como planejado. É importante também ficar de olho na produção de saliva das crianças que estão aprendendo a falar, para não serem prejudicadas neste quesito”, diz a doutora.
Uma avaliação salivar pode ser feita pelo seu cirurgião dentista. Prevenir é a melhor solução.
 
Saiba mais em:
Site: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/
Instagram: @bomhalitocuritiba / Facebook: @bomhalitocuritiba

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.