Brand-News Publicidade 1200x90
27/06/2023 às 15h50min - Atualizada em 27/06/2023 às 15h50min

O clima frio e o diabetes podem aumentar o risco de infarto?

FONTE: Bruna Martinelli - [email protected] - FOTO: Divulgação
C 
Cardiologista explica como o inverno e o diabetes podem se tornar fatores de risco para enfermidades ligadas ao coração
 
O inverno teve seu início no dia 21 junho e segue até setembro trazendo baixas temperaturas pelo país e aumento de doenças cardiovasculares. Uma revisão sistemática publicada em 2015 no periódico "Circulation" analisou 64 estudos sobre o tema e concluiu que, de forma geral, há uma associação modesta entre o frio e o aumento do risco de infarto agudo do miocárdio.
 
O cardiologista do Grupo São Lucas, Leon Macedo, alerta que apesar de existirem evidências científicas, o tema ainda é objeto de estudo e pesquisa, não podendo comprovar a relação. Entre as teorias analisadas, está a vasoconstrição que, aumentando a pressão arterial e a carga de trabalho do coração, pode levar ao aumento do risco de infarto e AVC, especialmente em indivíduos com doença cardiovascular preexistente.
 
Temperaturas frias também podem tornar o sangue mais propenso a formar coágulos. Isso pode aumentar o risco de obstrução de uma artéria coronária (causando um infarto) ou de um vaso cerebral (causando um AVC). As correlações ainda destacam a diminuição ou interrupção dos exercícios físicos, o aumento no consumo de alimentos calóricos e ricos em gordura, redução na ingestão de líquidos e o aumento no estresse psicossocial.
 
“É importante lembrar que vários fatores influenciam o risco cardiovascular, como histórico médico individual, estilo de vida, fatores genéticos e outros. O clima frio pode ser apenas um dos muitos fatores que contribuem para o risco global. Se uma pessoa tiver preocupações específicas relacionadas à sua saúde cardiovascular, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde”, ressalta o médico.
 
Diabetes e a propensão a doenças cardiovasculares
Com data para conscientização nacional no último dia 26 de junho, a diabetes também é uma condição que pode colocar propensões ao infarto e doenças cardiovasculares. O médico explica que resistência à insulina, aumento dos níveis de glicose no sangue, dislipidemia e alterações no metabolismo lipídico são fatores que podem levar às doenças cardíacas.
 
“A resistência insulínica está associada à disfunção endotelial, que é a incapacidade do revestimento interno dos vasos sanguíneos, e leva a alterações na dilatação dos vasos, aumento da inflamação, coagulação sanguínea e formação de placas de ateroma. Níveis elevados de glicose no sangue podem acumular placas de gordura nas paredes das artérias, estreitando os vasos e reduzindo o fluxo sanguíneo, fator significativo para doença arterial coronariana e doença arterial periférica. Anormalidades no colesterol e triglicérides, juntamente com outras alterações metabólicas, aumentam o risco de formação de placas de ateroma nas artérias e contribuem para doença cardiovascular”, explica.
 
Entre as recomendações para evitar e ajudar na redução do risco cardiovascular, estão controle glicêmico, controle da pressão arterial (recomenda-se manter abaixo de 130/80 mmHg em pacientes com diabetes), controle do colesterol e dos triglicerídeos e adoção de uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.