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27/06/2023 às 15h28min - Atualizada em 27/06/2023 às 15h28min

Vida sem Lixo: iniciativa da UNIFAL-MG envolve estudantes de Poços de Caldas na separação de resíduos urbanos

FONTE: Diretoria de Comunicação Social - [email protected] - FOTOS: Arquivo/Projeto Canal Vida sem Lixo
Prof. Luiz Felipe Turci ensina crianças da escola Criativa Idade como separar o material das lixeiras e fazer a pesagem
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Projeto articula atividades de conscientização e implementação de coleta seletiva em escolas de educação básica da cidade
 
Na busca por promover a conscientização da sociedade para a gestão de resíduos urbanos, o projeto de extensão Canal Vida sem Lixo, desenvolvido pela UNIFAL-MG Poços de Caldas, articula atividades de educação ambiental em escolas do município. O grupo também divulga informações sobre a temática dos resíduos sólidos urbanos por meio das mídias sociais, a fim de alcançar a população.
O projeto é coordenado pelo professor Luiz Felipe Ramos Turci, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), e envolve os estudantes Wagner Giuseppe Suzigan e Luis Guilherme Stefani Possani, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Nos anos anteriores, o projeto contou também com a participação do discente Leonardo Henrique Oliveira.
 
Conforme o coordenador, o Canal Vida sem Lixo nasceu durante a pandemia em colaboração com o catador Antônio Aparecido Almeida, o Toninho, a arquiteta urbanista Maria Carolina Nassif e a artista plástica Dalmoni Lydijusse. “Durante a pandemia de covid-19, nos juntamos no Coletivo Vida do Lixo - nosso antigo nome - e formamos o canal conhecido hoje como Vida sem Lixo”, conta.
 
Para desenvolver ações de educação ambiental sobre a temática no período crítico de isolamento social, o grupo criou perfil no YouTube, no Facebook e no Instagram para fazer a comunicação digital. A partir de então, o grupo se reúne semanalmente, discute os temas, depois os integrantes preparam os vídeos e postagens, que passam por revisão e são finalmente publicados nas plataformas.
 
Em 2022, quando as atividades presenciais escolares foram retomadas, os integrantes passaram a realizar também trabalhos presenciais de conscientização e implementação de coleta seletiva nas escolas Criativa Idade, Escola Padrão e na Escola Municipal José Avelino de Melo. Junto aos estudantes, o grupo promove uma dinâmica de apresentação de materiais recicláveis e não recicláveis. “Ao apresentar os materiais, abre-se uma porta para discutir com os alunos sobre os impactos ambientais dos diferentes materiais”, comenta.
 
Na sequência, os participantes do projeto aprendem como separar e destinar o lixo corretamente, o que permite discutir a função e a importância das associações de catadores para a sociedade e para o meio ambiente. De acordo com o coordenador, os cerca de 60 estudantes das escolas que participam do projeto, passam a conhecer a agenda de coleta seletiva municipal, bem como quem a realiza e a destinação dos materiais às cooperativas e associações.
 
Segundo o professor Luiz Felipe Turci, na etapa da dinâmica de separação dos resíduos, realizada junto aos estudantes das escolas, é possível identificar se as lixeiras estão sendo corretamente usadas e caso não, o que pode estar dificultando o processo. “Essa etapa evidencia aos alunos a falta de separação de resíduos na escola, seja por falta de informação, conscientização ou infraestrutura adequada”, explica, informando que após o conhecimento da geração de resíduos nas escolas e da identificação, inicia-se o trabalho de conscientização dos professores, funcionários administrativos, e demais estudantes, com visitas nas salas.
 
“Trabalhamos com alunos desde a pré-escola até o ensino médio”, revela o professor. “Alarma-nos o fato que tanto os alunos quanto os professores pouco conhecem sobre a temática de gestão de resíduos sólidos urbanos. Contudo, de forma positiva, é interessantíssimo notar o engajamento das crianças até o ensino fundamental I”, salienta.
 
No que se refere à contribuição do projeto para os universitários, o coordenador fala da oportunidade de aperfeiçoamento na utilização das ferramentas digitais e também em relação às questões ambientais. “A participação dos discentes no projeto proporciona o aprendizado e o aprimoramento do uso de ferramentas de criação digital e edição de vídeos, além de promover a autonomia, e principalmente, trazer luz às questões da gestão dos resíduos sólidos urbanos desconhecidas pelo população e por eles mesmos”, compartilha.
 
Além de projetos de extensão voltados para a educação ambiental, como o Canal Vida sem Lixo, a UNIFAL-MG mantém em funcionamento projetos institucionais na área de sustentabilidade, os quais são coordenados pela Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GMADS), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional. O ColetAtiva é um dos projetos do programa de extensão Legado Ambiental, que propõe a institucionalização da coleta seletiva nos três campi da Universidade e na Unidade Educacional Santa Clara, de maneira a transformar o comportamento social e as práticas pessoais em prol de um ambiente mais sustentável. Saiba mais.
 
Acesse o perfil do projeto Canal Vida sem Lixo nas redes sociais:
Instagram: @vida.sem.lixo
YouTube: @vidasemlixo
Facebook: facebook.com/vida.do.lixo


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