Brand-News Publicidade 1200x90
26/06/2023 às 16h29min - Atualizada em 26/06/2023 às 16h29min

Rio de Janeiro recebe exposição “Frida Kahlo - Uma Biografia Imersiva”

FONTE: Adolfo Morais - [email protected] - FOTOS: Divulgação/Reprodução
C 
Maior exposição mundial sobre a trajetória de uma das maiores artistas de todos os tempos irá ocupar o icônico Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Posto 6, a partir de 30 de junho
 
“Frida Kahlo - Uma Biografia Imersiva” é a maior exposição em torno da vida da mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, criada na Espanha pelas mãos da Frida Kahlo Corporation e da empresa Layers of Reality. Após um sucesso sem precedentes em Barcelona, a exposição percorreu o mundo, visitando Europa, América do Norte e América Latina, já tendo feito temporadas de sucesso e esgotadas em Salvador e São Paulo.
 
A exposição ficará em cartaz no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Posto 6 - de onde se admira uma das mais lindas paisagens da capital carioca - entre os dias 30 de junho e 27 de agosto. Os ingressos estarão disponíveis a partir de 27/06 no site Frida Kahlo no Rio.
 
"Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?”. Assim falou a pintora mexicana Frida Kahlo, uma das artistas mais influentes da história. Sua obra transcendeu a dolorosa e trágica existência, atravessou o tempo e a transformou em símbolo de força e resiliência, uma mulher revolucionária, à frente de seu tempo. Frida transformou sentimentos dolorosos em arte, formas de autoexpressão em cura. Sua figura marcante, legado artístico, declarações e as bandeiras e causas que defendeu na vida e na arte, fizeram com que seu nome e obra chegassem a toda parte.
 
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, com patrocínio da PRIO e apoio do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, “Frida Kahlo - Uma Biografia Imersiva” é uma realização da Sorria, com coprodução da Hit Makers e da Blast Entertainment, empresa do Grupo DC SET, que já realizou exposições como a Space Adventure, Beyond Van Gogh, Van Gogh Live 8K e The Art of Banksy.
 
“Estar presente em projetos desta grandeza reforça o compromisso do Bradesco em apoiar e incentivar a cultura e a arte por todo o País. Nossa missão é cada vez mais oferecer experiências inesquecíveis, além de nos conectarmos ainda mais com os nossos clientes, por meio de benefícios exclusivos. Temos certeza de que assim como foi em São Paulo, os cariocas irão se surpreender com a beleza e potência que essa exposição representa”, comenta Nathália Garcia, diretora de marketing do Bradesco.
 
JORNADA INTERATIVA - A mostra se apresenta como uma biografia imersiva, que propõe uma jornada interativa através de 13 ambientes para contar a vida da pintora sem a necessidade de apresentar fisicamente suas obras originais. A proposta inovadora explora a biografia da artista por meio de coleções de fotografias históricas, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, além de música originalmente criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da artista, convidando os visitantes a descobrir a incrível história por trás do mito.
 
Dentro de um espaço especialmente construído em uma área de 1.400 M2, em cerca de 90 minutos o visitante poderá percorrer diferentes espaços que simbolizam e recriam fatos marcantes da vida da artista como O Instante, holografia que reproduz o acidente de bonde que marcou sua vida para sempre, com consequências irreversíveis. Outro destaque será O Sonho, uma instalação que tenta reproduzir a imaginação e sentimentos de Frida durante a sua recuperação na cama, lugar onde criou grande parte de suas obras. A arte faz referência ao ciclo da vida da artista, nascimento e morte, saúde e doença. O grande destaque fica por conta do salão principal, uma espetacular viagem sensorial pelo Universo de Frida, onde o espectador se mistura e se entrega à profusão de cores e movimento.

Em outro salão, o público terá contato com imagens da infância e da adolescência da pintora, entendendo o contexto histórico e biográfico que moldou a personalidade da mulher que se transformou em ícone mundial.
A interatividade também estará presente na experiência Cadrave Exquis, patrocinada por PRIO, em realidade virtual, inspirada nas obras de Frida e exploram seu imaginário particular. Outra atração é a Cabine Fotográfica, com tecnologia capaz de identificar os rostos e, a partir das características de cada um, criar retratos únicos, com técnicas de colagem.

Quem quiser soltar a imaginação e fazer desenhos para deixar sua marca, a sala La Rosita reproduz o ambiente onde Frida dava aulas de pintura. O México, exuberante em costumes e folclore tão presentes na obra da artista, é lembrado em ambientes cenografados, como o altar dedicado ao dia dos mortos e a sessão que recria roupas de Frida.
Uma loja repleta de itens estampados com obras e imagens da pintora, além de livros e souvenirs, também estará à disposição dos aficionados.
 

SERVIÇO:
Onde: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Local: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana - Rio de Janeiro
Quando: 30/06/23 a 27/08/23
Horários: Terça a domingo, das 10h às 20h
Canais e link de venda de ingressosFrida Kahlo no Rio, a partir de 27/06
Obs: Haverá bilheteria física no local a partir de 28/06/2023
Instagram: @fridaimersiva

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.