Brand-News Publicidade 1200x90
21/06/2023 às 16h04min - Atualizada em 21/06/2023 às 16h04min

Com mais de 500 mil brasileiros, Portugal prevê aumento no número de residentes oriundos do Brasil

FONTE: Júlia Gonzales - [email protected] - FOTO: Freepik
C 
A partir da expectativa de um significativo crescimento, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) envia diplomatas e implementa medidas digitais para agilizar o atendimento e suprir as demandas
 
Com a aderência dos novos vistos de trabalho, o estímulo à imigração para conter a falta de mão de obra, o ingresso de estudantes estrangeiros e a flexibilização de regras, Portugal prevê aumento significativo na quantidade de brasileiros residindo no país. A informação foi comunicada pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
 
Portugal atualmente abriga mais de 500 mil brasileiros, o que os torna a maior comunidade estrangeira no território luso. O Itamaraty revela que o país é o segundo destino mais procurado pelos brasileiros.
 
O crescimento está previsto para a partir deste ano. Segundo Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, o que também impulsiona também o interesse dos brasileiros em residir em lá é a melhor qualidade de vida. 
“Com a crise econômica e política vivenciada no Brasil nos últimos anos, muitos brasileiros enxergam no país a chance de recomeçar e ter uma vida mais estável. Além disso, o país oferece um sistema educacional de qualidade, acesso à tecnologia e um ambiente propício para o empreendedorismo. A perspectiva de um futuro mais promissor e as características acolhedoras da sociedade portuguesa têm atraído cada vez mais brasileiros que buscam uma mudança de vida significativa”, comenta o profissional.
 
Para isso, diplomatas serão enviados para Portugal e ficarão nos postos consulares no exterior para conseguir atender a todas as demandas, já que o setor está sobrecarregado. Dos 120 funcionários que passaram por treinamento, 12 deles já serão encaminhados para o território.
“Com a chegada dos diplomatas, o intuito é de que acelere o atendimento e o processo dos documentos. Essa implementação de rotinas digitais mais eficazes visa diminuir o efeito da quantidade de serviço”, afirma Maurício Gonçalves, do Canal Cidadania Portuguesa.
 
Apesar disso, o Itamaraty não rejeita a possibilidade de realizar contratações adicionais, embora esse processo seja mais lento devido aos trâmites burocráticos. O objetivo é concluir as lacunas momentâneas com as contratações já existentes.
 
Sobre Maurício Gonçalves:
Maurício Gonçalves é advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa. Reside e atua em Portugal há 22 anos. Tem vasta experiência em processos de nacionalidade portuguesa, homologações de divórcio, questões sucessórias, validação de diplomas e vistos diversos. Possui uma equipe preparada para lidar com qualquer demanda jurídica e notarial em Portugal. 
Acesse: https://instagram.com/cidadania.portuguesa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.