Brand-News Publicidade 1200x90
16/06/2023 às 16h21min - Atualizada em 16/06/2023 às 16h21min

Festival proporciona experiências gastronômicas a turistas que visitam as montanhas em SP, MG e RJ

FONTE: Sabores da Montanha - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Joelho Eisbein, prato da Ziel Cervejaria
C 
Maior festival gastronômico da Mantiqueira reúne 70 restaurantes de 29 municípios, incluindo Poços de Caldas, e prosseguirá até 30 de julho
 
Turistas que estão visitando as regiões serranas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro durante esses dias frios de outono vêm tendo a oportunidade de vivenciar experiências gastronômicas únicas durante o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início no último dia 2 de junho e que prosseguirá até o próximo dia 30 de julho.
 
São 70 restaurantes e similares espalhados por 29 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá (RJ) e região.
  
Até o final do festival, o público terá opções gastronômicas variadas, que vão desde hambúrgueres, pizzas e pastéis a stinco de cordeiro e trutas preparadas com as mais variadas receitas. A relação de todos os estabelecimentos e seus respetivos pratos e produtos podem ser vistos acessando www.saboresdamontanha.com.br.
 
COMIDA TÍPICA MINEIRA - Um dos pratos típicos caipiras mais tradicionais, a Panturrilha de Porco (foto), é a aposta da Porcaria & Choperia, localizada no centro de Poços de Caldas (MG). Os apaixonados pela carne suína com certeza irão gostar deste prato, cuja carne é cozida durante 36 horas na cerveja.
Após o cozimento, a panturrilha é frita e servida com um tipo de molho e dois acompanhamentos. O cozimento da carne na cerveja certamente resulta em um sabor único e diferenciado.

 
Ainda em Poços de Caldas, a carne suína também é a aposta da Ziel Cervejaria Artesanal, que criou o prato Joelho Eisbein, um suculento joelho de porco defumado à pururuca, que vem acompanhado de chucrute, batata bolinha e molho especial. O prato serve entre duas e três pessoas.
 
Outro restaurante que inscreveu um prato à base de carne suína é o Rancho Mineiro, localizado em Bom Jardim de Minas. A Costelinha de Porco à moda Rancho Mineiro é desossada com pelotas de batata recheada com queijo e com molho de cebola caramelizada. O prato ainda acompanha arroz, couve refogada e salada de azedinha.
 
Em Andradas (MG), que possui 15 restaurantes participando do festival, o Restaurante Rio Branco também valorizou as origens com seu Tutu à Mineira, que é preparado com arroz, virado de feijão, couve refogada, calabresa, torresmo, ovo frito, banana à milanesa e lombo suíno.
 
Quem for para Gonçalves (MG) poderá apreciar o prato Barreado, do Maison Pio, especializado em comida de inspiração brasileira com toques franceses. No entanto, o Barreado é um prato típico paranaense. Trata-se de uma carne bem condimentada, assada por 12 horas, servida com farinha de moinho e banana da terra frita.
O autor do prato, Paulo Angélico, utilizou como ingredientes patinho, cebola, bacon, tomate, condimentos (especialmente cominho), farinha de mandioca de moinho, banana da terra e rúcula.
 
GRUPO SABORES - O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio da Azul Pagamentos e Revista Travel for Life, com apoio institucional do Portal Hora CampinasPortal Turismo Sul de Minas e Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG).
A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que trabalha na divulgação e valorização da gastronomia típica das cidades serranas.
O grupo também gerencia a Sabores da Serra Gaúcha e Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.
 
 
SERVIÇO:
1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA  
Início: 2 de junho de 2023
Término: 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9-5435-3665
www.saboresdamontanha.com.br | @saboresdamontanha_br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.