Brand-News Publicidade 1200x90
16/06/2023 às 15h29min - Atualizada em 16/06/2023 às 15h29min

Presídio de Andradas lança projeto inovador de ensino a distância

FONTE: Dayana Silva - FOTO: Divulgação
Diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, e a diretora da ELFUTEC, Amanda Danziger
c
Detentos poderão se preparar para o Enem e o Encceja; unidade prisional recebeu oito tablets para que os custodiados tenham acesso aos conteúdos didáticos.
Projeto foi viabilizado por meio de Termo de Cooperação Técnica assinado pela Sejusp e a empresa ELFUTEC, de Poços de Caldas
 
Para ressocializar o maior número de apenados por meio da educação, tendo como consequência um impacto positivo na sociedade, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou nesta quinta-feira (15/6) o projeto inovador de ensino a distância “Eja Tech Elfus”, que será realizado de forma pioneira no Presídio de Andradas. Por meio de uma plataforma web, com segurança certificada pela Diretoria de Suporte e Infraestrutura da Sejusp, os detentos terão acesso aos conteúdos didáticos de todas as matérias da educação básica, dos ensinos fundamental e médio, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
O projeto foi viabilizado por meio de Termo de Cooperação Técnica assinado pela Sejusp e a empresa ELFUTEC, desenvolvedora do sistema, sem ônus para o estado. A parceira também irá fornecer oito tablets e pontos de internet para que os detentos possam acessar a plataforma educativa. A entrega dos dispositivos foi feita durante a solenidade de lançamento.
 
A tecnologia é um recurso que pode assegurar um maior número de educandos nas unidades prisionais, independentemente de salas de aula. Presente no evento de lançamento, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, destacou a importância do uso das tecnologias alinhado à educação no sistema prisional. “Um movimento significativo tem sido feito nesse aspecto e este projeto é um marco na nossa história. A preparação adequada do indivíduo para que ele possa ter elevação de escolaridade é um dos mecanismos essenciais no pilar fundamental do nosso papel de Polícia Penal de custodiar e ressocializar", afirmou.
 
A diretora de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Maristela Pessoa, afirma que toda proposta de fomento de educação gratuita e de qualidade é bem acolhida pela gestão do Departamento Penitenciário da Sejusp. “Andradas será a primeira unidade a receber esse projeto tecnológico de ensino que, após a mensuração de resultados e novos termos de parceria, poderá inclusive ser expandido para outros estabelecimentos prisionais do estado”, disse a diretora.
 
Os participantes poderão se preparar para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que concede certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio aos aprovados no certame. E, também, para o Enem - uma prova de admissão à educação superior.
 
O grupo terá acesso ilimitado ao conhecimento dentro da série correspondente. A pedagoga da unidade, Leandra Polita, observou que “se o indivíduo privado de liberdade souber aproveitar a oportunidade ofertada, poderá sair transformado, com novas oportunidades, proporcionadas pelo avanço nos estudos.”
 
O diretor-geral do Presídio de Andradas, Willian Steve, afirmou que a viabilização da iniciativa foi possível graças ao emprenho de toda a equipe da unidade. “Nós acreditamos que o processo de ressocialização pode acontecer por meio da educação”, pontuou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.