Brand-News Publicidade 1200x90
13/06/2023 às 16h11min - Atualizada em 13/06/2023 às 16h11min

Para atrair talentos estrangeiros, Portugal implementa semana de quatro dias de trabalho

FONTE: Giovana Yamaki - [email protected] - FOTO: Freepick
C 
Medida promove equilíbrio entre vida pessoal e profissional, chamando a atenção de brasileiros que desejam seguir carreira internacional
 
Portugal implementou no último dia 5 o projeto da semana de trabalho com quatro dias. O teste valerá para cerca de 40 empresas privadas e, aproximadamente, mil trabalhadores poderão vivenciar essa nova experiência.
A iniciativa valerá até a última semana de novembro, estabelecendo a diminuição da quantidade de horas trabalhadas e a permanência do salário, sem sofrer ajustes. A declaração foi realizada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Parlamento.
 
A ação visa promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. E para os brasileiros que desejam trabalhar em Portugal, essa medida pode representar uma oportunidade de aproveitar os benefícios dessa nova forma de trabalho, caso a medida se estenda e seja implementada por outras empresas.
 
“Com o crescente interesse de brasileiros em buscar oportunidades de emprego em terras portuguesas, esse projeto pode se tornar um atrativo adicional. A possibilidade de trabalhar em um país com uma carga horária reduzida oferece aos brasileiros a chance de desfrutar de uma melhor qualidade de vida enquanto desenvolvem suas carreiras no exterior”, comenta Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa, que reside e atua em Portugal há mais de duas décadas.
 
Sobre as empresas que aderiram ao formato, a maioria é da área de consultoria e informática. As outras são relacionadas à educação, saúde, indústria, apoio social, construção e comércio. Cada empresa organizará da forma que considerar mais relevante a redução da semana, analisando o atendimento ao público e o setor de atuação, segundo o Ministério do Trabalho português.
O processo será avaliado por meio da verificação dos resultados das empresas antes, durante e depois do teste. Será levado em consideração o bem-estar dos trabalhadores, custos, saúde e produtividade.
 
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Portugal é considerado o terceiro país com maior carga horária semanal. Foram feitas análises corporativas que evidenciam que profissionais de empresas no país luso estão estressados.
 
“A semana de quatro dias é uma resposta aos desafios enfrentados pelos trabalhadores em relação ao estresse e ao esgotamento. Essa abordagem progressista não apenas coloca Portugal na vanguarda das mudanças na organização do trabalho, mas também pode ter um impacto positivo na produtividade e satisfação dos funcionários”, analisa o advogado.
Assim, os brasileiros que trabalham em Portugal podem se beneficiar futuramente dessa iniciativa de redução da carga horária semanal, aproveitando uma melhor qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e lazer. Essa medida busca atrair talentos nacionais e estrangeiros, proporcionando boas condições de trabalho e tornando o país um local mais atraente para o desenvolvimento profissional.
 
“É importante ressaltar que o apoio financeiro do governo para despesas e encargos relacionados a essa iniciativa será disponibilizado, o valor será de 350 mil euros, aproximadamente R$ 1,8 milhão, com responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Isso demonstra o comprometimento das autoridades portuguesas em implementar essa mudança e buscar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, finaliza Maurício Gonçalves.
 
Para saber mais, acesse: https://instagram.com/cidadania.portuguesa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.