09/06/2023 às 15h35min - Atualizada em 09/06/2023 às 15h35min
NOTAS RÁPIDAS - 09/06
APÓS BONS RESULTADOS EM OUTROS PAÍSES, BRASIL VAI TESTAR SEMANA DE TRABALHO DE 4 DIAS
Já pensou em trabalhar apenas quatro dias por semana? A possibilidade de uma jornada de trabalho reduzida pode estar mais próxima do que nunca.
Após experimentos no Reino Unido, Estados Unidos, Espanha e Austrália, o modelo da 4 Day Week Global, organização que lançou a proposta a nível mundial, será colocado em prática no Brasil. Os testes começam em novembro e vão durar seis meses.
A ideia é mostrar que com o “redesenho” da jornada de trabalho é possível alavancar a qualidade de vida de colaboradores e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade das empresas.
O Reino Unido foi o país com o maior teste até o momento, com 61 empresas e 2.900 colaboradores inscritos. Por lá, 91% das empresas que fizeram o piloto demonstraram interesse em manter a jornada de quatro dias.
“É compromisso dos colaboradores manter 100% da produtividade, recebendo 100% do salário, mas em 80% do tempo”, afirma Renata Rivetti, especialista em felicidade corporativa da Reconnect, consultoria que também vai mediar o projeto.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
META ANUNCIA SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O FACEBOOK E WHATSAPP
A dona do Facebook, Meta, revelou aos seus funcionários nesta quinta-feira (8) uma série de ferramentas de inteligência artificial que está desenvolvendo, incluindo bots como o ChatGPT, planejados para o Messenger e o WhatsApp que podem conversar usando personalidades diferentes.
Executivos da empresa também demonstraram um dispositivo que chegará ao Instagram capaz de modificar fotos dos usuários a partir de comandos de texto e outro que pode criar stickers de emoji para serviços de mensagem, segundo resumo fornecido por um porta-voz.
A exibição forneceu as primeiras indicações concretas de como a gigante das redes sociais planeja disponibilizar suas próprias ferramentas de inteligência artificial para 3,8 bilhões de usuários mensais, meses após competidores como Google e Microsoft anunciarem uma onda de lançamentos do tipo.
O executivo-chefe da Meta, Mark Zuckerberg, disse aos funcionários durante a reunião desta quinta-feira que avanços em IA generativa no ano passado agora tornaram possível para a empresa construir a tecnologia “dentro de cada um dos nossos produtos”.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
“ÁRVORES SOLARES” DO FUTURO PODEM SER A SOLUÇÃO PARA RECARREGAR VEÍCULOS ELÉTRICOS
Árvores de metal com uma copa de sete metros de painéis solares que geram eletricidade podem em breve chegar a estacionamentos e shoppings no Reino Unido.
As estruturas, que vão captar a energia do sol por meio de “folhas” nanofotovoltaicas e poderão armazená-la em uma bateria colocada no tronco da árvore, foram projetadas pela startup britânica SolarBotanic Trees.
As árvores SolarBotanic Trees devem custar entre £ 18 mil e £ 25 mil (cerca de R$ 112 mil a R$ 155,6 mil), consideravelmente mais do que uma fonte de painel solar convencional. Chris Shelley, CEO da SolarBotanic Trees, diz que a empresa já recebeu seu primeiro pedido de 200 árvores.
Várias empresas já oferecem garagens movidas a energia solar, que se estendem sobre vagas de estacionamento e parecem um ponto de ônibus coberto com painéis solares, mas faltam soluções esteticamente agradáveis, diz Shelley.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
PLENÁRIA MUNICIPAL DO PARLAMENTO JOVEM ACONTECE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
Na segunda-feira (12), os estudantes de Poços que fazem parte do Parlamento Jovem de Minas se reúnem para votação das propostas sobre o tema Jovem e Mercado de Trabalho. A Plenária Municipal acontece às 14h, na Câmara de Vereadores.
Os alunos participaram, desde o mês de março, de várias oficinas de formação. O objetivo dos encontros foi preparar os jovens para a fase de elaboração de propostas sobre o tema desta edição. Na última semana, eles concluíram esse trabalho e fizeram a análise prévia das proposições que, além de serem encaminhadas aos parlamentares de Poços depois da votação, seguirão para a próxima etapa do projeto, que acontece em Carmo do Rio Claro, no dia 12 de julho.
Estará em pauta na segunda-feira, entre outras propostas, a criação de uma Secretaria da Juventude, com o objetivo de acolher jovens em situação de vulnerabilidade social, a fim de incluí-los em escolas e mercado de trabalho, com a colaboração da assistência social, instituições e empresas. Os estudantes também vão debater a implementação de um projeto de Cidadania nas escolas públicas e privadas, a fim de se discutir direitos e deveres dos cidadãos, o ECA e os direitos previstos na CLT.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL TERÁ PANFLETAGEM EDUCATIVA EM POÇOS DE CALDAS
Na próxima segunda-feira, 12 de junho, é celebrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Em Poços de Caldas, uma panfletagem educativa vai marcar a data, a partir das 13h, na esquina das ruas Prefeito Chagas e Assis Figueiredo, dentro da campanha “Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar”, iniciativa dos Conselhos Tutelares de Poços de Caldas, com o apoio da Rede da Criança e do Adolescente (Recriad) e Secretaria Municipal de Promoção Social.
O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
“Em Poços, a data será marcada por uma panfletagem educativa cujo motivar a reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e das vivências como um todo”, destaca o conselheiro tutelar, Ricardo Senegal.
Desde 2019, Poços de Caldas conta com o Plano Municipal das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que reúne as iniciativas desenvolvidas pela rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pela sociedade civil e demais políticas públicas envolvidas nas questões afetas ao trabalho infantil.
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas