Brand-News Publicidade 1200x90
07/06/2023 às 15h57min - Atualizada em 07/06/2023 às 15h57min

CITUR cria projeto de reflorestamento no Parque do Cristo

FONTE E FOTO: [email protected] - [email protected]
No início da concessão dos pontos turísticos, a CITUR evidenciou a falta de manutenção nos arredores do Monumento do Cristo, com vegetação rasteira e arbustiva invasora que, além de minar os atributos paisagísticos do local, traziam risco aos visitantes. Dado o histórico de uso da região para atividade minerária durante décadas, a área está repleta de florestas plantadas de pinus e eucaliptos, que não prestam serviços ambientais ou agregam valor paisagístico ou de lazer, situação que há anos se mostra como um ponto de melhoria necessário para esse importante local da cidade.
 
Visando a inauguração das atrações do Parque do Cristo, a CITUR contratou empresa de Engenharia e Meio Ambiente para a elaboração de relatório de caracterização ambiental das áreas ocupadas por mato, para requerer autorização para roçada de manutenção. Buscando o bem-estar social e ambiental, a empresa implantará Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD), trazendo ganhos efetivos ao meio ambiente e que superam de modo expressivo eventual supressão de vegetação exótica, contribuindo para a evolução das espécies nativas.
 
Feitas as devidas melhorias, fração de área será disponibilizada a instituições especializadas (Jardim Botânico, UNIFAL, Instituto Federal, escolas, etc.), para que instituam pesquisas e plantio de árvores nativas, de modo a suprir a região de mudas suficientes para o plantio pela CITUR e por quem mais se interessar, juntamente com ações de educação ambiental, com placas educativas, dispondo, de forma lúdica, os projetos ali contemplados, espécies plantadas e outras informações pertinentes, de caráter ambiental e turístico.
 
Após a remoção de pinus e eucaliptos, haverá a recomposição do solo na região de compensação, realizando as ações necessárias para a recuperação ambiental, com o plantio de cinco espécies de árvores nativas para cada uma suprimida.
 
Desde o início das atividades da CITUR já foram realizadas inúmeras ações de melhoria no Parque do Cristo, como a reabertura do teleférico, a implantação de zeladoria e segurança 24h, a instalação de um café com deck, mirante para apreciação da cidade e vista frontal do Cristo, atividades de turismo de aventura, mega-balanço, arvorismo, tirolesa, 4x4, além da construção, em andamento, de 1200 novas vagas de estacionamento e a breve inauguração do Mercado do Cristo, no local do antigo restaurante/aquário, e muitas outras novidades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.