07/06/2023 às 15h14min - Atualizada em 07/06/2023 às 15h14min
NOTAS RÁPIDAS - 07/06
SÃO PAULO GANHA TIROLESA DE 110 METROS DE ALTURA COM VISTA DA SERRA DO MAR
Uma nova opção de passeio deve passar a atrair visitantes radicais à Serra do Mar, que liga São Paulo a Santos. Mais especificamente ao Parque Caminhos do Mar, unidade de conservação que inaugura nesta quarta (7) a tirolesa Voo da Serra.
Com 500 metros de comprimento e até 110 metros de altura, a atração impressiona pela vista exuberante da Baixada Santista enquanto se corta a Mata Atlântica "voando" a 60 km/h. O visitante sai do limite do município de São Bernardo do Campo para pousar já em terras da vizinha Cubatão.
Para saber mais, é só acessar g1.com.br.
FONTE: Portal G1 - @portalG1
APPLE LANÇA NOVO iOS E “APOSENTA” iPHONES ANTIGOS; SAIBA QUAIS SÃO OS MODELOS
A Apple anunciou o novo iOS 17 na sua conferência mundial de desenvolvedores no início desta semana. No entanto, alguns modelos antigos não serão mais compatíveis e nem conseguirão atualizar o sistema. São eles os iPhones 8, 8 Plus e X, que foram lançados em 2017.
A atualização do sistema iOS 17 deve chegar no segundo semestre, junto com o novo aparelho da Apple, o iPhone 15.
ATUALIZAÇÕES - O iMessage transcreverá automaticamente os áudios e vai permitir o compartilhamento da localização; o AirDrop ganhará uma nova função: ao aproximar um aparelho do outro, suas informações de contato serão transferidas para o outro dispositivo; um novo aplicativo chamado Journal funcionará como uma espécie de diário. Nele, você poderá escrever pensamentos e atividades, entre outras tarefas diárias.
Além disso, melhorias na correção automática e ditado serão feitas. O FaceTime também poderá compartilhar áudio e vídeos mesmo quando a outra pessoa não está disponível naquele momento.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
VACINA CONTRA COCAÍNA BARRA “CIRCUITO DE RECOMPENSA” DA DROGA, DIZ PESQUISADOR
A vacina Calixcoca, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais, “pode ser a esperança” para dependentes de cocaína e crack. É o que defende o pesquisador Frederico Garcia, que é professor da UFMG. À CNN Rádio, ele explicou que a vacina é terapêutica, como o tratamento contra alergias: "A intenção não é prevenir, mas tratar a dependência de cocaína e crack."
O especialista disse que o funcionamento do imunizante acontece a partir de uma molécula inédita que foi sintetizada. "O que ela faz é que, quando injetada, passa a produzir anticorpos anticocaína, que se ligam à cocaína como quando consumida, e impede que ela passe por barreira encefálica", afirmou. Dessa forma, a droga "não aciona o circuito de recompensa" no cérebro. “A grande dificuldade do dependente são as recaídas, que acionam o recurso de compulsão", completou.
Agora, a vacina está na etapa pré-clínica, em que apresentou bons resultados de eficácia e segurança em animais. O imunizante manteve os anticorpos em camundongos e macacos por até um ano.
Um dossiê está sendo elaborado para ser entregue à Anvisa e, então, começar os testes em humanos. “A pesquisa em saúde custa muito dinheiro, e a prefeitura de São Paulo finalizou a ajuda nesse processo, com o governo paulista também tendo entrado em contato."
Frederico Garcia afirmou que ainda busca outros parceiros, mas que espera "avançar nos próximos dias, espero parceria também com o governo e o Instituto Butantan."
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
OPINIÃO EXIBE EDIÇÃO SOBRE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Nesta quinta-feira (8/6), o Opinião fala sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A edição faz parte da programação especial da TV Cultura sobre a temática e vai ao ar às 20h30, com apresentação de Andresa Boni.
Nas últimas semanas, pautas ambientais votadas na Câmara dos Deputados geraram protestos por parte da sociedade, incluindo ambientalistas. A votação da medida provisória da Mata Atlântica e também a aprovação do projeto de lei do Marco Temporal de terras indígenas ocorreram às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente. Há 51 anos a ONU criou a data com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de preservação da natureza.
O Opinião fala sobre as consequências dessas medidas aprovadas pelos deputados federais, mas também sobre o conceito de meio ambiente. E ainda debate sobre qual tem sido o papel das pessoas, hoje e no decorrer da história, na interação com a natureza.
Para conversar sobre o assunto, o programa recebe a bioarqueóloga e professora da USP Mercedes Okumura, a ambientalista Marcia Hirota e a presidente do Conselho da Fundação SOS Mata Atlântica e a liderança indígena, Shirley Krenak.
FONTE: TV Cultura - [email protected]
VACINAS CONTRA CÂNCER PODEM SER “NOVO PARADIGMA DE TRATAMENTO”
Uma vacina experimental baseada em RNA mensageiro (mRNA) da Moderna e da MSD reduziu em 65% o risco de que o câncer de pele mais letal se espalhasse em relação ao tratamento apenas com imunoterapia em um teste intermediário, informaram as empresas na segunda-feira (5).
Os resultados, apresentados na reunião da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, nos Estados Unidos, seguem dados promissores anteriores do estudo mostrando que a vacina de mRNA personalizada administrada em combinação com Keytruda da MSD reduziu o risco de morte ou recorrência de melanoma em 44% em comparação com a Keytruda sozinha.
As descobertas se somam a um crescente conjunto de evidências sugerindo que a tecnologia de mRNA, que ganhou destaque durante a pandemia de Covid-19, pode ser usada para montar vacinas personalizadas que treinam o sistema imunológico para atacar o tipo específico de células cancerígenas nos tumores de um paciente.
Os cientistas vêm buscando o sonho de vacinas para tratar o câncer há décadas, com poucos sucessos. Especialistas dizem que as vacinas de mRNA, que podem ser produzidas em oito semanas, combinadas com drogas que aceleram o sistema imunológico podem levar a uma nova geração de terapias contra o câncer.
A esperança é “um paradigma de tratamento completamente novo para o câncer que será mais bem tolerado e exclusivo para os tumores de cada paciente”, disse Jane Healy, executiva que supervisiona o desenvolvimento do tratamento do câncer precoce na MSD.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
MUSEU ESTARÁ ABERTO PARA VISITAÇÃO NO FERIADO COM EXPOSIÇÃO “O TEMPO E A ÁGUA”
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas estará aberto para visitação no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (8) e também na sexta-feira (9), das 10h às 13h. Já no sábado (10), o horário será das 14h às 17h, e no domingo (11), das 10h às 13h. O Museu fica na Praça do Museu (Rua Padre Henry Mothon, s/n). Mais informações no @museudepocosdecaldas.
Além do vasto acervo permanente, o local também conta com exposições temporárias. Na Sala Nini Mourão, está em cartaz a mostra “O tempo e a água: milagre da cura à construção da paisagem”, que reúne fotos, cartões-postais, recortes de jornal e coleções de objetos variados, com o intuito de valorizar e conscientizar sobre a história das águas em Poços, com o sentido da cura e outros benefícios.
A exposição fica em cartaz até 2 de julho e é dividida em cinco subtemas: águas que embelezam a cidade, curam o corpo e a alma, revelam a natureza, alimentam o ser e as águas que divertem e exercitam.
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
MINAS É ESTADO COM MENOR ÍNDICE DE DESEMPREGO DO SUDESTE BRASILEIRO
Minas Gerais tem a menor taxa de desocupação do Sudeste. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada neste mês de maio. Em comparação com Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, o estado mineiro tem os menores números de desemprego, ficando também abaixo da média nacional.
De acordo com a PNAD, Minas tem 6,8% de desocupação no primeiro trimestre de 2023. Dentre os estados do Sudeste, a maior taxa é do Rio de Janeiro, com 11,6%. São Paulo fica atrás, com 8,5% de desemprego, e Espírito Santo tem 7%. A média do Brasil é de 8,8%. Segundo a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Siqueira Carvalho, esses números podem ser relacionados a várias ações do governo estadual.
“Esse resultado é fruto de uma política contínua de atração de investimentos do Governo de Minas, reforçada nos últimos anos. Este empenho tem colocado o estado, nos últimos meses, no ranking daqueles com melhor saldo de empregos criados”, explica.
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]