14/04/2021 às 14h14min - Atualizada em 14/04/2021 às 14h14min

Acompanhe como está funcionando a “Onda Roxa” em Poços

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social
, 
Poços de Caldas segue na “Onda Roxa” até domingo (18). Atender ao programa Minas Consciente é uma imposição do governo estadual para o enfrentamento à pandemia do corona vírus. O sistema de saúde da cidade está esgotado e é preciso uma maior consciência da população para se evitar aglomerações e quanto à obrigação do uso de máscara e higienização das mãos. 
O programa Minas Consciente divulgou uma lista de 29 páginas detalhando quais são os serviços considerados essenciais durante a Onda Roxa. Clique aqui para se informar. 
Pela deliberação do Estado as atividades essenciais podem funcionar todos os dias da semana, das 5h às 20h. Está proibido o consumo de bebidas ou alimentos nos estabelecimentos ou mesmo nos arredores. O comerciante ainda deve respeitar a determinação de 1 consumidor a cada 10 m², limitação de público, exigir o uso de máscara pelos funcionários e clientes e disponibilizar álcool em gel 70% na porta de entrada e caixas.
Algumas das atividades consideradas essenciais podem funcionar 24h, todos os dias da semanaSão elas: postos de combustíveis; hospitais; farmácias; imprensa; táxi e mototáxi; transporte de entrega de cargas; transporte coletivo público; serviços funerários; clínicas de fisioterapia; consultórios médicos e odontológicos; lojas de materiais clínicos e hospitalares; supermercados e mercados; açougue e peixarias; hortifrutigranjeiros: padaria; lanchonetes; comércio de alimentos para animais; comércio de água mineral; setores industriais; assistência veterinária e pet shop.
 
Serviços não essenciais
Os serviços que não são considerados essenciais (lojas de roupas, sapatos, lojas de departamento) podem fazer a entrega do produto para o cliente na porta do estabelecimento, no período das 5h às 20h. Mas está determinantemente proibida a entrada do cliente na loja, a negociação ou demostração de produtos no local. Toda a compra e a escolha de produtos devem ser feitas exclusivamente pelo aplicativo, internet ou telefone.
Os estabelecimentos não listados como essenciais deverão montar balcões na porta ou barreiras físicas, impedindo a entrada dos clientes, evitando assim configurar descumprimento com a norma. Eventuais aglomerações na porta dos estabelecimentos, ou interações prolongadas entre clientes e entregadores, sob argumento de retirada em balcão, também podem ser objeto de fiscalização e sanção.
O trabalho interno nos estabelecimentos comerciais está permitido, mantendo-se os protocolos de segurança sanitária sobre o distanciamento e uso obrigatório de máscaras.
 
Shopping e galerias comerciais
No shopping e galerias comerciais, podem funcionar todos os dias da semana, das 5h às 20h, supermercado, mercado, agência bancária, casa de câmbio, farmácia, consultórios ou clínicas de saúde, assessoria jurídica e escritórios de contabilidade.
Mais uma vez, vale reforçar que o comerciante deve respeitar a determinação de 1 consumidor a cada 10 m², limitação de público, exigir o uso de máscara pelos funcionários e clientes e disponibilizar álcool em gel 70% na porta de entrada e caixas.
 
Mercado municipal
No mercado municipal os serviços essenciais (mercearias, hortifrutigranjeiros, açougue e peixarias) podem receber o cliente. Já os serviços não essenciais podem funcionar somente com a retirada de produtos no balcão, isso, desde que a negociação tenha sido feita pelo aplicativo, internet ou telefone. Nos dois casos, é proibida a degustação ou consumo de produtos no local.
 
Cultos e Missas
Igrejas e templos religiosos de qualquer natureza poderão funcionar das 5h às 20h, respeitando-se a capacidade máxima de 25% (vinte e cinco por cento) de ocupação, com uso de máscara e aferição de temperatura. Mesmo assim, é recomendado os cultos e missas na modalidade virtual.
 
Drive Thru
Permitido o serviço drive-thru nos estabelecimentos listados como essenciais, desde que realizado em espaço adequado, não sendo permitido interferência no fluxo do trânsito da via.
 
Zona Azul
O serviço de estacionamento rotativo – Zona Azul, relativo à concessão pública municipal, está suspenso.
 
 Barreiras de controle
As barreiras de controle nos acessos ao município visam a contenção da entrada de turistas na cidade, bem como de familiares de moradores. Quem precisar vir à cidade a trabalho terá que apresentar documento comprobatório da atividade ou da prestação de serviço a ser exercida, sem direito a acompanhante.
Para consulta médica, o cidadão também terá que apresentar o documento que comprove o agendamento, ficando vedada a entrada de acompanhante, salvo se comprovada a necessidade por orientação médica.
 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp