Brand-News Publicidade 1200x90
05/06/2023 às 17h06min - Atualizada em 05/06/2023 às 17h06min

Economia Circular é o melhor caminho

FONTE: Camejo Comunicação - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
c 
Comemoramos hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente. Data que nos leva a refletir sobre soluções para algumas questões atuais. O objetivo deste dia é conscientizar os próprios causadores destes problemas: nós mesmos. O ser humano é o único ser vivo capaz de poluir. Desde nosso primeiro dia até o nosso último suspiro, poluímos. Você e eu. Embora seja óbvio, o dia de hoje é para nos lembrar que devemos minimizar o impacto causado pela nossa existência neste planeta, pois somos a única espécie que pode (e deve) fazer a diferença.  Ao tratarmos sobre preservação ambiental, devemos também agregar as questões sociais e econômicas (tripple bottom line/tripé da sustentabilidade) e o tão essencial ESG.
 
O trabalho, que é desenvolvido por milhares de mãos voluntárias, no Tampinha Legal, é um exemplo claro da inteligência em promover o triple bottom line. Em seis anos de programa, mais de 600 milhões de tampas plásticas foram recolhidas, voltaram para a indústria e transformaram-se em novos artefatos plásticos. Ou seja, é o plástico usado de cara nova!  Além disso, todo esse recolhimento resultou em mais de R$ 2,8 milhões de reais para as entidades assistenciais do terceiro setor participantes. 
 
O plástico usado, além de virar bacia, balde e vassoura, transforma-se em dinheiro para a compra de medicamentos para asilos, alimentos para jovens em situação de vulnerabilidade, equipamentos para escolas ou mesmo tratamentos de saúde como o câncer. Além do Tampinha Legal contribuir com o tripé da sustentabilidade, quebra paradigmas ao provar o valor que existe na menor parte de uma embalagem plástica. 
A mudança que queremos, cabe na palma da nossa mão! Que o dia de hoje seja para refletirmos sobre nossas atitudes. Convido você a recolher as tampas plásticas da sua casa e convidar mais pessoas para unirem-se neste grande movimento do bem, que com uma atitude tão pequena apresenta resultados tão surpreendentes. Seja a mudança que você quer ver no mundo! Junte-se a nós! Junte tampinhas!
 
O TAMPINHA LEGAL - O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.
 
Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (www.tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.