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05/06/2023 às 15h44min - Atualizada em 05/06/2023 às 15h44min

+ DO TURISMO - 05/06

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Em apenas quatro meses, Brasil recebe 75% dos turistas estrangeiros de todo o ano de 2022

 
Com argentinos em peso, o país registrou a chegada de quase 2,7 milhões de viajantes internacionais, que deixaram mais de US 2,155 bilhões nas cidades brasileiras
 
O levantamento mensal da Embratur e do Ministério do Turismo mostra que o Brasil recebeu quase 2,7 milhões de turistas estrangeiros nos quatro primeiros meses de 2023. O número equivale a 75% dos visitantes internacionais que entraram no país durante todo o ano de 2022 (3,6 milhões de turistas).
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que estes números apontam para a recuperação do turismo brasileiro e cita o Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), divulgado neste mês, que estimou que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB do Brasil superará em 5% os níveis pré-pandemia (2019). Serão US$ 145,7 bilhões na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, e quase 8 milhões de empregos.
A receita gerada pela visita de estrangeiros no primeiro quadrimestre, conforme dados do Banco Central, foi a maior registrada nos últimos quatro anos: R$ 10,8 bilhões (US$ 2,155 bilhões) - no mesmo período do ano passado, os gastos dos estrangeiros tinham sido de R$ 8,15 bilhões (U$ 1,628 bilhões).
“Herdamos um país que estava entre os piores do mundo nos patamares de retomada do turismo internacional pós-pandemia, atrás da média de nosso continente, e nossa meta para esse ano é retomar a média histórica de cerca de 6 milhões de turistas que nos visitavam a cada ano, isso vai nos dar condições de gerar milhares de empregos neste ano”, disse Freixo.

ARGENTINOS EM PESO - O acréscimo significativo de turistas estrangeiros no país também tem relação direta com o retorno dos argentinos ao Brasil. De janeiro a abril, 1,18 milhão de hermanos desembarcaram nas cidades brasileiras, registrando um aumento de 166% em relação ao ano passado, quando foram registrados 443.993.
Além da líder Argentina, o Top-3 do ranking de países que mais enviaram turistas ao Brasil tem os Estados Unidos em segundo lugar (224.882) e o Paraguai na terceira posição (194.981). Chile, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália completam a lista dos 10 primeiros.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa - Embratur - [email protected] - FOTO: Divulgação/Embratur-Sebrae
 
 
 
Jetsmart e American Airlines iniciam aliança que cria a mais ampla rede das américas
 
JetSMART e American Airlines lançam oficialmente sua aliança estratégica com a venda de voos codeshare entre os Estados Unidos e o Chile, lançando a maior rede de rotas das Américas e acesso a um programa de benefícios em viagens para clientes de ambas as empresas.
A aliança inclui uma extensa rede de rotas em parceria, bem como acesso, a médio prazo, para clientes JetSMART ao programa de fidelidade AAdvantage® da American Airlines. A aliança inclui um investimento minoritário da American Airlines na JetSMART, que ajudará no desenvolvimento da empresa na América do Sul. Com este acordo, a JetSMART terá um impulso para se expandir na América Latina e contribuir para a economia regional por meio de um maior dinamismo no turismo e em outros setores produtivos em que o transporte aéreo é essencial.
A venda de passagens desde e para os Estados Unidos - e a extensa rede global da American - conectando inicialmente com rotas no Chile (Santiago, Antofagasta, Concepción e Puerto Montt) é o primeiro de uma série de marcos que unirão a presença global da American com a oferta complementar da JetSMART de 77 rotas na América do Sul, oferecendo tarifas competitivas e amplas opções para os viajantes em todo continente americano.
As vendas de passagens começaram em 1º de junho para voos entre os Estados Unidos e o Chile com data de início em 15 de junho e podem ser reservadas no site da American ou ligando para a American Reservations. Nas próximas semanas, novas rotas em parceria serão disponibilizadas para viajantes de outras regiões do Chile e do Peru. Na Argentina, mais rotas em codeshare serão adicionadas, mediante aprovação do governo.
 
FONTE: Kubix Estratégia & Comunicação - Claudia Alves - [email protected]

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