13/04/2021 às 15h50min - Atualizada em 13/04/2021 às 15h50min

Instituto Alcoa renova parceria com Secretaria Municipal de Educação para realização do Programa Ecoa

FONTE: Opção Comunicação / Assessoria de Imprensa Unimed Poços de Caldas
.
O programa beneficiará todas as escolas municipais de Poços de Caldas na frente Ecoa Gestão
 
Acreditando na capacidade que a educação tem em ser um fator central para o desenvolvimento dos territórios e diminuição das desigualdades, o Instituto Alcoa renova a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para realização do Programa Ecoa.
Em 2020, o programa inaugurou um novo formato de interação com as localidades atendidas, abrindo duas novas frentes de atuação: Ecoa Formação (capacitação das equipes técnicas e educadores frente o contexto da pandemia) e Ecoa Gestão (capacitação em gestão das equipes das secretarias de educação e coordenadores pedagógicos) nos três municípios atendidos: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. As 10 escolas que integraram a iniciativa em 2020 continuarão sendo monitoradas e 15 novas escolas serão atendidas por esta frente, contemplando assim toda a rede municipal de ensino de Poços de Caldas. Considerando as escolas dos demais municípios, no total, serão beneficiadas 67 escolas públicas. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.
Já o Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações serão divididas em: formação e assessoria a equipes técnicas das secretarias municipais e escolares, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Mesmo com todos os desafios que estão sendo vivenciados diariamente pelas secretarias municipais de educação, o Programa Ecoa foi recebido com muita receptividade pelas equipes nos três municípios. “A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, que requer novas habilidades, nova forma de pensar e atuar. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.
“A renovação da parceria para a realização do Ecoa na nossa cidade é uma excelente notícia, ainda mais em um momento que a educação dos nossos jovens foi fortemente afetada e, infelizmente, comprometendo ainda mais o desenvolvimento de uma geração inteira”, disse Walmer Rocha, gerente de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “É muito bom poder contribuir para amenizar esta situação e ajudar a dar mais um importante passo para melhorar a educação das nossas crianças e jovens”.
“Estamos muito felizes e agradecidos pela continuidade do Programa Ecoa e, mais ainda, pela extensão a mais 15 escolas, atendendo todas as nossas unidades municipais [pela frente Ecoa Gestão]”, destacou Maria Helena Braga, secretária de Educação de Poços de Caldas. “O Programa está alinhado ao tripé da nossa atuação - Administração, Pedagogia e Financeira. A proposta do Ecoa Gestão é muito interessante e tenho a certeza de que irá trazer uma grande contribuição para os nossos gestores. Em relação ao Ecoa Formação, acreditamos que a educação continuada é fundamental para a qualidade do trabalho dos nossos educadores”.
 
SOBRE O INSTITUTO ALCOA - Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) -, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp