26/05/2023 às 15h09min - Atualizada em 26/05/2023 às 15h09min
Eletroposto é marco na cidade
FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
C
Em fase experimental, ônibus elétrico da Alcoa Poços de Caldas é um dos veículos que param na Estação Mogiana/Fepasa para abastecer
Inaugurado em 2021, o eletroposto de recarga rápida de Poços de Caldas continua sendo um marco não só para a cidade, mas também para a região. Moradores e visitantes podem abastecer veículos elétricos e híbridos na Estação Mogiana/Fepasa.
Entre os veículos que param no local para abastecer está um ônibus da Alcoa Poços de Caldas, atualmente em fase experimental. O ônibus elétrico não emite CO2, é silencioso e de baixo custo energético, além de certificado nas Normas ISO 14.001 e ISO 9.001. Segundo a empresa, os testes devem durar um mês. Neste período, serão avaliados os custos/benefícios para estudo da viabilidade da substituição de toda a frota que atende a unidade de Poços de Caldas.
A recarga é gratuita. O eletroposto é autossuficiente na geração da própria energia fotovoltaica, sem impacto nos custos da energia elétrica para os consumidores locais. O ponto de recarga integra o projeto Poços + Inteligente, uma parceria entre a DME, a Prefeitura, a PUC Minas e o IF Sul de Minas.
O projeto de mobilidade elétrica é pioneiro na região e foi uma das 30 iniciativas de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).