13/04/2021 às 15h09min - Atualizada em 13/04/2021 às 15h09min

Dor articular? O que fazer?

Dra. Camila Beltrame - dracamila.beltrame@yahoo.com
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
.
Você já teve dores articulares?
A famosa dor nas “juntas” é frequentemente lembrada nas consultas médicas, seja por sobrecarga de peso, desgaste ósseo, perda de lubrificação articular, quadro inflamatório ou doenças reumáticas. E recentemente como sintoma e queixa da covid-19 também, tanto durante o quadro infeccioso, quanto pós-infeccioso. O certo é que dores articulares são terríveis e tiram qualquer um do sério, minando a saúde dia a dia.

E qual a solução para elas? Vamos lá!
Dica 1 - Fortaleça seus músculos. Músculos tonificados estabilizam as articulações e evitam que os ossos entrem em atrito, e que as articulações fiquem desgastadas. Lembrando ainda que uma vez desgastada, a cartilagem que cobre as articulações não se regenera.
Dica 2 - Movimente-se. Exercícios, além de fortalecerem os músculos, ajudam na produção do líquido que lubrifica as articulações (líquido sinovial). “Sem lubrificação a engrenagem não funciona.”
Dica 3 - Beba água. A hidratação de fora para dentro influencia e muito na produção desse importante líquido. Portanto, tente ingerir ao menos 2 litros de água por dia (excluindo café, chás, leite e sucos).
Dica 4 - Use colágeno. Seu uso à médio e longo prazo está cientificamente aprovado, nesse caso o ideal é o colágeno UCII. Existem fórmulas em pó, sachê e em cápsulas, converse com seu médico sobre o tipo e formato mais indicado a você.
Dica 5 - Consuma alimentos anti-inflamatórios. Cúrcuma, vegetais verde escuros e alimentos ricos em ômega-3 (atum, sardinha, salmão, linhaça, chia) podem ajudar a diminuir a inflamação nas articulações e reduzir a dor.
Dica 6 - Controle o estresse. Importante para diminuir a produção de cortisol, é responsável pelo aparecimento de dores corporais, inclusive nas articulações. Procure dormir de 8 a 9 horas por noite e praticar atividades relaxantes (meditação ou yoga).
 
Faça a sua parte, se o seu eu futuro pudesse lhe enviar uma carta, com certeza esse seria um dos recados: CUIDE DE SUAS ARTICULAÇÕES - você precisará muito delas quando for mais velho!
Espero que vocês estejam bem. Por aqui vamos seguindo firmes na fé de logo logo termos paz, saúde e liberdade de ir e vir.
Um forte abraço... bem apertado e até breve!




 







*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp