Brand-News Publicidade 1200x90
25/05/2023 às 15h58min - Atualizada em 25/05/2023 às 15h58min

A sua tireoide está funcionando corretamente?

FONTE: Carla Santos - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
c 
Essa pequena glândula localizada no pescoço pode ser a causa da sensação de eterno cansaço. O Dia Internacional da Tireoide é celebrado mundialmente em 25 de maio
 
Um cansaço recorrente, inchaço nas pernas, trânsito intestinal lentificado são alguns dos sintomas de que a tireoide pode estar com alguma disfunção, ou funcionando em marcha lenta. Essa glândula endócrina, no formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço, produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo, agindo em órgãos como coração, cérebro, fígado e rins. Também podem interferir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, nos ciclos menstruais, no peso, na memória, na concentração, e no controle emocional.
 
O Dia Internacional da Tireoide é celebrado no dia 25 de maio, com intuito de conscientizar sobre os problemas que podem afetar essa glândula endócrina, como hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças autoimunes (Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves), tireoidites (doenças inflamatórias que afetam essa glândula); hipotireoidismo congênito, diagnosticado pelo Teste do Pezinho; e o câncer de tireoide.  
 
As disfunções mais comuns são o hipertireoidismo, quando a tireoide libera hormônios em excesso, e o hipotireoidismo, quando a quantidade de hormônio produzida é insuficiente.
 
Nas últimas décadas, os avanços da medicina permitiram um melhor diagnóstico no que diz respeito às doenças da tireoide, devido à disseminação dos exames de ultrassonografia.  Quando o exame de imagem revela algo suspeito, na ocasião é feita uma punção biópsia aspirativa com agulha fina (PAAF), com a retirada de uma amostra de tecido vivo para análise posterior feita por um médico patologista, para averiguar os nódulos tireoidianos.
 
O laudo anatomopatológico dessa punção fornece informações importantes para a escolha da terapia adequada, se necessária. Vale ressaltar que cerca de 70% desses nódulos são benignos. A disseminação dos exames de ultrassom e o aumento das solicitações de punções têm proporcionado o diagnóstico de tumores de tireoide cada vez menores. O tumor mais frequente é o carcinoma papilífero da tireoide, que tem um prognóstico muito bom, quando tratado adequadamente.
 
Apesar da baixa incidência, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima 16.660 casos novos de câncer de tireoide para cada ano do triênio 2023-2025, ou seja, 7,68 por 100 mil habitantes, sendo 2.500 em homens e 14.160 em mulheres. No mundo foram relatados cerca de 590 mil casos novos de câncer de tireoide em 2020, ou seja, 3% de todos os casos de câncer estimados.
 
SINTOMAS - Entre os sintomas que podem estar relacionados ao câncer de tireoide, merecem destaque os nódulos na parte anterior do pescoço que persistem por mais de 20 dias; dor na parte da frente do pescoço que pode alcançar os ouvidos; rouquidão, alterações da voz por longo período; dificuldades de deglutição na ingestão de alimentos sólidos ou líquidos, e a sensação de algo preso na garganta; falta de ar; tosse persistente, se não for acompanhada de resfriado ou gripe.
 
A atenção aos sintomas é muito importante. No que se refere às doenças genéticas, que terá o Simpósio de Síndromes Hereditárias do Câncer no Rio de Janeiro nos dias 16 e 17 de junho, a síndrome de Gardner e polipose familiar aumentam o risco de câncer em vários órgãos, incluindo o de tireoide. Já a síndrome de Cowden, considerada rara, também aumenta o risco de câncer de tireoide.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.