Brand-News Publicidade 1200x90
24/05/2023 às 17h08min - Atualizada em 24/05/2023 às 17h08min

Vereadores destacam que Utilidade Pública Estadual valoriza trabalho dos produtores de café da Região Vulcânica

FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c 
Recentemente, o Governo do Estado publicou a lei que concede o Título de Utilidade Pública à Associação de Produtores do Café da Região Vulcânica, com sede no município de Poços de Caldas. Uma ação que teve início no ano de 2022, a partir de reuniões entre a entidade e os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede). Os parlamentares levaram a proposta ao deputado estadual Cássio Soares, que agendou uma audiência pública na Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Posteriormente, assinou o Projeto de Lei que traz reconhecimento e valorização ao trabalho desenvolvido pelos produtores.
 
A Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica é uma associação civil de caráter representativo, científico, educacional, divulgador e cultural, sem quaisquer fins lucrativos, constituída, principalmente, pelos cafeicultores e associações ou cooperativas de cafeicultores, assim como demais pessoas físicas e jurídicas que desejam contribuir com a região. Alguns dos objetivos são fortalecer a cadeia produtiva de cafés de qualidade na Região Vulcânica e promover o desenvolvimento turístico e cultural na região, além de estimular a geração de oportunidades que reduzam as desigualdades sociais.
 
O vereador Lucas Arruda falou de todo processo que culminou na aprovação de projeto e publicação da lei. “Esse debate começou no ano passado, sugerimos ao deputado Cássio Soares a realização de uma audiência na Assembleia de Minas para tratar do tema. Na oportunidade, produtores da Região Vulcânica estiveram em BH, através de uma missão do SEBRAE, e o Projeto de Lei foi assinado pelo deputado e encaminhado para tramitação, sendo aprovando recentemente”, comentou.
 
Para o legislador, o Título de Utilidade Pública Estadual traz muitos benefícios e fomenta as ações desenvolvidas pela Associação. “Um reconhecimento estadual, agregando valor, impulsionando os produtos e mostrando todo o diferencial da Região Vulcânica”, declarou.
 
A caldeira de um vulcão extinto há 80 milhões de anos serviu para definir uma área de solo vulcânico entre o sul de Minas Gerais e o nordeste de São Paulo, que pelas suas características de clima e relevo delimita uma terra singular, onde são produzidos os cafés da Região Vulcânica. O território, demarcado e protegido, abrange 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas, Poços de Caldas (em Minas Gerais) e Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama (em São Paulo).
 
Segundo Tiago Braz, é preciso que as ações de incentivo sejam contínuas. “É uma propositura importante, é um reconhecimento do café da nossa região junto ao Governo Estadual. Isso contribui no fomento, no incentivo, na divulgação e na ampliação dos cafés de Poços de Caldas e região. Nós, enquanto vereadores, enquanto pessoas que acompanham esta luta deste o início, vemos o quanto o trabalho está avançando e o quanto isso tem dado um protagonismo ao café da nossa região. Ficamos felizes de ter levado esta proposta até o deputado Cássio Soares e ter conseguido esta aprovação. Que mais ações neste sentido possam acontecer sempre, incentivando e ampliando a marca dos cafés da Região Vulcânica”, finalizou.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.