23/05/2023 às 16h13min - Atualizada em 23/05/2023 às 16h13min

NOTAS RÁPIDAS - 23/05

CIENTISTAS BRASILEIROS AVANÇAM NO DESENVOLVIMENTO DE VACINA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS
 
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) avançam no desenvolvimento de uma vacina que busca minimizar os efeitos da cocaína e do crack no organismo. A etapa dos ensaios pré-clínicos, realizados com animais, em 2021, mostrou resultados promissores na redução do impacto da droga em camundongo. Desde então, o projeto concluiu as etapas pré-clínicas, em que foram constatadas segurança e eficácia para tratamento da dependência e prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição à droga durante a gravidez em animais.
Os próximos passos incluem a realização dos estudos clínicos, com voluntários humanos. O pedido deve ser encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Atualmente, não existem tratamentos registrados em agências regulatórias para essas dependências. As alternativas disponíveis são comportamentais ou usam medicamentos que ajudam a tolerar a abstinência ou diminuir a impulsividade.
“Esse é um problema prevalente, vulnerabilizante e sem tratamento específico. Os nossos estudos pré-clínicos comprovam a segurança e eficácia da vacina nesta aplicação. Ela aporta uma solução que permite aos pacientes com dependência se reinserir socialmente e voltar a realizar seus sonhos”, explica o professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina e pesquisador responsável, Frederico Garcia.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
GRÉCIA RECUPERA CENTENAS DE ARTEFATOS ROUBADOS
 
Uma estátua de bronze de Alexandre, o Grande, forjada no século II, está entre centenas de peças históricas saqueadas que foram recuperadas pela Grécia. A estátua é um dos 351 artefatos devolvidos após uma batalha judicial de 17 anos do país com um antiquário britânico, segundo o governo grego. Robin Symes teria acumulado milhares de peças contrabandeadas por vendedores ilegais de antiguidades.
A Grécia vem há anos travando uma guerra com museus e coleções particulares em todo o mundo para recuperar peças de seu rico passado. Recentemente, o Museu do Vaticano aceitou devolver três fragmentos da fachada do templo Parthenon, em Atenas.
 
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil
 
 
 
SHOPPINGS NOS EUA ESTÃO SUBSTITUINDO LOJAS FECHADAS POR QUADRAS ESPORTIVAS
 
Shoppings nos Estados Unidos têm substituído lojas fechadas por quadras esportivas. Pode parecer uma estratégia estranha, mas as partidas oferecem benefícios tanto para os donos de shopping quanto para os jogadores.
Os shoppings precisam de novos inquilinos para preencher os espaços vagos e atrair clientes além de suas tradicionais lojas de departamentos e lojas de roupas. O novo mix inclui pickleball, paraquedismo, golfe virtual e cervejarias.
Os consumidores americanos desejam experiências divertidas e sociais após anos de "reclusão" durante a pandemia e mudaram seus gastos de bens para experiências como teatros e parques de diversões.
Os shoppings estão respondendo a essas tendências, voltando-se para uma gama mais ampla de atividades, disse a empresa de investimentos imobiliários JLL em um relatório essa semana. 
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
 
BRASIL LIDERA RANKING DE PAÍSES ONDE MAIS SE ACREDITA EM DEUS
 
Cerca de 9 em cada 10 brasileiros acreditam em Deus ou em um poder superior, diz a pesquisa Global Religion 2023, produzida pelo instituto Ipsos. Entre os países pesquisados, o Brasil ficou 28 pontos percentuais acima da média na crença em Deus, que foi de 61%.
Não é por acaso que frases como "Só Deus sabe…". "Deus me livre" e "Graças a Deus!" fazem parte do nosso dia a dia. "No Brasil, é estranho se alguém reage de forma negativa a isso de falar de Deus o tempo todo", diz Ricardo Mariano, sociólogo da Religião da USP.
Mas acreditar em Deus não significa necessariamente ser religioso. Só 76% dos brasileiros afirmaram seguir uma religião. A pesquisa não foi realizada em países islâmicos.
Clique no link da bio da BBC Brasil para ver a lista completa com os 26 países da pesquisa da Ipsos
 
FONTE: BBC Brasil - @bbcbrasil
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.