O Mercado Municipal de Poços de Caldas foi o atrativo turístico escolhido pela Universidade Aberta para Maturidade (Unabem) para mais uma visita guiada, como parte do Projeto Turismo Educativo 60+. Na data de ontem, 17 de maio, o grupo, conduzido pelos professores Flávio José Valente e Adriana Gavião B. Oliveira, foi gentilmente recebido pelo síndico do Mercado, Pedro Guilherme dos Santos.
A história do Mercado de Poços começa com a sua construção, por ordem da Câmara Municipal, em 1890 onde, hoje, se localiza a Casa Carneiro. Era um alpendre de 11 X 7m, pé direito de 2,50m, coberto com telhas nacionais e ladrilhos de tijolos. Em 1903, novas instalações foram inauguradas com balcões de cimento, cômodos separados por grades de madeira e galinheiros. Por volta de 1916, foi edificada a ala voltada para Av. Francisco Salles, com o pé direito mais alto. As grades de ferro deram lugar aos basculantes de vidro e a fachada valorizada, com a bela torre.
Ao longo dos próximos anos, várias intervenções foram feitas. Em 1951, as bancadas dos verdureiros foram modificadas, o pátio interno nivelado, o telhado renovado, a parte voltada para a Rua Pernambuco foi aterrada, e um grande cercado para as aves vivas foi introduzido.
Mesmo com todas as reformas e ampliações, o Mercado continuava pequeno e não atendia a demanda dos moradores. Foi quando o prefeito Dr. David Benedito Ottoni verificou que a única maneira de solucionar o problema do mercado seria transferi-lo para o local onde se encontra hoje. As obras ficaram prontas em 1968. No início, os mercadores se recusavam a mudar para o novo estabelecimento, pensando que seriam prejudicados em suas vendas, devido a distância do centro comercial. Mas acabaram concordando graças ao maior conforto oferecido, o estacionamento para os compradores, e as lojas externas.
Hoje o Mercado, que não é público e sim um “condomínio particular”, é formado por mais de 80 empreendimentos, que oferecem, segundo o professor Flávio, “uma verdadeira viagem na gastronomia aos seus visitantes, oferecendo-lhes uma marcante experiência visual e gustativa com suas cores, aromas e sabores.” O Mercado tem uma vasta gama de produtos típicos da região, como doces, queijos, bebidas, artesanatos, frutas, verduras, entre vários outros produtos. Funciona de segunda à sábado, das 7h às 18h, e domingo, das 7h às 13h.
RESGATE- O projeto Turismo Educativo 60+ é uma iniciativa que visa resgatar e vivenciar fatos históricos, geográficos, econômicos, de saúde e ambientais relacionados ao turismo de Poços de Caldas. Isso é realizado por meio de visitas guiadas aos principais atrativos turísticos da cidade, coordenado pelo professor Dr. Flávio José Valente ([email protected]). A Unabem é um programa de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desenvolvido para a população acima de 60 anos, que visa promover atividades intelectuais com o objetivo de elevar a autoestima, a sociabilidade, além de desenvolver as capacidades cognitivas dos integrantes. São atividades gratuitas e abertas a toda comunidade. A coordenação do núcleo de Poços de Caldas é da professora Dra. Adriana Gavião B. Oliveira ([email protected]).