Brand-News Publicidade 1200x90
16/05/2023 às 15h22min - Atualizada em 16/05/2023 às 15h22min

Tiago Braz e Lucas Arruda cobram convênio entre Saúde e Instituições de Longa Permanência para Idosos

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
A Câmara aprovou, recentemente, um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre os convênios entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A proposição é de autoria dos vereadores Tiago Braz (Rede) e Lucas Arruda (Rede), que desde o ano passado têm participado de reuniões e debatido o tema.
 
Em resposta a uma proposição no ano de 2022, o Executivo ressaltou que as instituições que atendem aos idosos possuem convênios apenas com a Secretaria de Promoção Social. Para os vereadores, os custos com profissionais da Saúde, além de outros gastos nesta área, são altos. “Contratações de enfermeiros, médicos e outros custos relacionados à Saúde contemplam praticamente metade dos gastos de uma instituição que faz acolhimento de idosos. O convênio permitirá que as ILIPs deem conta de tudo e ofereçam um atendimento ainda melhor. Já tivemos reunião com os coordenadores das instituições no ano passado, a Secretaria ficou de dar um retorno, inclusive tivemos o apoio da Comissão de Direitos dos Idosos da OAB, entre outros envolvidos. Agora, com a mudança de gestão da Secretaria, estamos retomando o assunto, promovendo um diálogo para que possamos efetivar essa parceria e melhorar um atendimento tão importante para os nossos idosos”, declarou Tiago Braz.
 
No Requerimento aprovado, os parlamentares indagam quais instituições possuem convênio com o município, quais os valores atuais e quando são realizados esses repasses. Eles questionam, ainda, se existe previsão para aumentar os valores e se há planejamento para a realização de convênios com a área da Saúde, suprindo essa demanda existente. “É preciso saber, também, o que o município tem feito para auxiliar essas instituições a honrarem suas demandas. Uma necessidade que precisa ser discutida e viabilizada”, disse Tiago Braz.
           
O vereador Lucas Arruda comentou que a demanda por serviços de saúde nessa faixa etária é muito grande. “Nós sabemos o quanto é importante esse trabalho das ILPIs e sabemos, também, que a realidade delas é muito difícil. A demanda por serviços de saúde nessa faixa etária é muito grande e o convênio ajudaria a minimizar os custos, sendo que os recursos que elas conseguem com doações poderiam ser investidos em outras necessidades. Já colocamos no Orçamento a previsão destes recursos, isso não é problema, o que a Prefeitura precisa é dar andamento no processo. Esperamos que aconteça o quanto antes”, finalizou o legislador.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.