Brand-News Publicidade 1200x90
16/05/2023 às 15h20min - Atualizada em 16/05/2023 às 15h20min

Santuário de Santa Rita de Cássia, maior do mundo dedicado à Santa, é tema de livro

FONTE E FOTO: Virgínia Silva - [email protected]
C 
Lançamento será dia 20 de maio, 19h30, no Santuário, em Cássia (MG)
 
Um dos eventos programados para acontecer nesta semana do dia 15 de maio no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG), em razão da Festa de Santa Rita e da comemoração do primeiro ano do Santuário é o lançamento do livro A Construção do Grande Santuário de Santa Rita de Cássia - conheça a história do homem que construiu o maior Santuário do mundo dedicado à Santa. Será dia 20 de maio, a partir das 19h30, no Santuário.
 
O livro é da cassiense Dôra Borges. Nele, a autora conta a história do Santuário desde a sua construção, e de Paulo Flávio de Melo Carvalho, o empresário que idealizou e construiu o Santuário. Nascido em Cássia, Paulo Flávio é um devoto fiel à Santa. Os dois estarão presentes no lançamento para uma sessão de autógrafos.

Segundo a autora, o livro engloba várias histórias dentro do contexto da construção do maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia. Por essa razão, a expectativa é grande. A publicação cita os cassienses, os devotos, os fornecedores e colaboradores que fizeram parte deste projeto. “Esta é uma obra que tem como objetivo não só divulgar o Santuário e impulsionar o turismo religioso em Cássia, mas também, mostrar a força da devoção à Santa Rita, a qual levou o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho a fazer esse investimento e doá-lo para a sua cidade natal, culminando com o seu desejo pessoal de deixar um legado na Terra”, explica Dôra Borges.
 
Paulo conta que quando iniciou a obra do grande Santuário, já surgiu a ideia de documentar tudo o que acontecia ali, cada detalhe. Assim, junto com Dôra, começaram a criar o que futuramente se concretizaria neste livro. “Esta obra representa um marco histórico desse grande legado que fui destinado a fazer para que, futuramente, filhos, netos e bisnetos de todos os envolvidos possam conhecer toda a história e também para todas as pessoas que vierem a conhecer o Santuário, os fiéis, devotas e devotos de Santa Rita de Cássia possam ter inspirações e exemplos de humildade”, comenta Paulo Flávio.
Para ele, o propósito principal dessa obra é evangelização do máximo de pessoas. “Nesse mundo tão turbulento que possamos encontrar a tranquilidade e a paz através do templo de Deus. Acredito muito que fui escolhido por Deus e Santa Rita de Cássia para colaborar com paz no mundo e inspirar a todos que nossa vida é uma conta corrente que não é somente o crescimento material, mas sim o crescimento espiritual! Faça o bem, o bem faz bem, e o retorno é uma delícia. Se todos soubessem disso, só fariam o bem”, finaliza.

A PRODUÇÃO DO LIVRO - Um primoroso trabalho de pesquisa histórica, entrevistas, depoimentos, fotografias e busca de conhecimentos diversos acerca do seu conteúdo, feito, em sua maior parte, pela própria autora, inclusive a diagramação, design e produção editorial, o que trouxe à obra uma identidade própria, cuidadosa, ressaltando sempre a “emoção” das pessoas em cada situação relatada. Valorizou-se todos os profissionais envolvidos em cada fase da construção, por meio dos depoimentos e participações apresentados em suas páginas, não se tornando técnico na descrição de uma obra arquitetônica e, pontuando as outras edificações dedicadas à Santa Rita na cidade de Cássia, convidando o turista para a conhecê-las também. É uma edição de luxo, colorida e bem ilustrada. Um presente para os cassienses e para todos os devotos de Santa Rita.
 
Sou cassiense, devota de Santa Rita desde a infância e moro em frente ao morro onde foi construído o Santuário e de onde pude acompanhar a construção desde a chegada da primeira máquina, o que já me fez sentir participante desse projeto. Ao ser convidada pelo empresário Paulo Flávio - o doador integral desse complexo religioso -, para escrever essa história foi uma honra para mim, além de um grande desafio. Deixar registrada a vida de Santa Rita, a origem da devoção de Cássia pela sua padroeira, um relato sobre a trajetória do devoto empresário e todo esse desfecho da construção, é contribuir para que a história não perca com o tempo. E isso, para mim é muito importante. Sou muito grata pela oportunidade dessa realização”, disse Dôra Borges (foto).
 
MINI-BIOGRAFIA - A escritora Dôra Borges é designer gráfico, especialista em marketing e mestra em administração. Proprietária da D’Com, agência de design, comunicação e produção editorial, há mais de 30 anos, é ex-professora universitária e produtora editorial. Na área literária, é poeta e escritora, associada efetiva da Academia Feminina Sul-Mineira de Letras - AFESMIL e da Academia Cassiense de Letras; correspondente da Academia Francana de Letras e honorária da Academia Paraisense de Cultura. É coordenadora do Território Literário Esquina da Canastra, sediado em Cássia (MG) e integrante do Sul de Minas Literário. Possui 4 livros publicados, participações em outros; e prefaciou, apresentou e produziu várias obras literárias.
 
Mais informações: (35) 9 9718-8719
Valo do livro: R$ 80,00

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.