Brand-News Publicidade 1200x90
04/05/2023 às 16h40min - Atualizada em 04/05/2023 às 16h40min

Projeto "Olhos aventureiros" realiza passeio ciclístico com deficientes visuais em bicicleta tandem

FONTE E FOTOS: Ciça Opípari
c 
Poços de Caldas sedia no dia 6 de maio um evento de ciclismo: o “Pedal Olhos Aventureiros”
 
Poços recebe no próximo sábado, dia 6 de maio, o “Pedal Olhos Aventureiros”. O passeio ciclístico, gratuito e aberto ao público, terá largada às 7h30, com concentração em frente à Estação FEPASA, na avenida João Pinheiro. No local acontecerá o sorteio de brindes e a arrecadação de caixas de leite, cujas doações serão direcionadas para a AADV-PC. O percurso será na Fazenda Cocal e terá 48 km, com 600m de elevação.
 
A idealizadora e principal organizadora, a engenheira ambiental, química e ciclista Thais Elaine Piva Lopes, traz uma experiência de interação e incentivo à prática do ciclismo em bicicleta tandem (dupla) para pessoas com deficiência visual. Ela ressalta que o evento tem como objetivo dar o pontapé inicial para que, futuramente, se transforme no “Projeto Olhos Aventureiros”, ampliando a participação das pessoas com deficiência visual dos pedais em nossa cidade. 
 
Thais lembra que não será uma competição. O objetivo principal é a inclusão, interação e a diversão entre todos os participantes. "Vamos realizar um pedal incrível, com a intenção de aumentar cada vez mais o número de atletas participantes e ainda contribuir com a instituição", diz.
 
O encontro de ciclistas contará com vários atletas que integram diversos grupos de pedal de nossa cidade, incluindo os atletas deficientes visuais de Poços de Caldas, Alfenas, Muzambinho e Campinas, além de ciclistas de Caconde
 
Na organização, Thais contou com a colaboração da ex-vereadora Ciça Opípari (à direita na foto), que atualmente é gerente de planejamento do Café Caldense, estudante de psicologia e ciclista.        
 
O evento tem o apoio da ADDV-PC, ACPC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Secretaria de Defesa Social e Departamento de Trânsito e Departamento de Estradas de Rodagem, Policia Federal Estadual.
 
 
AADV - A AADV-PC é entidade de referência na prestação de serviços de reabilitação/habilitação, apoio pedagógico e educacional, social e familiar, para pessoas com deficiência visual, com baixa visão e deficiência visual total. Atende pessoas do sul de Minas Gerais e leste Paulista. 
O recurso financeiro e os apoios necessários para a consecução dos trabalhos e a manutenção das atividades provêm de parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e organizações da iniciativa privada, dos diversos eventos beneficentes realizados no decorrer do ano e dos convênios estabelecidos com as prefeituras municipais, cujos munícipes recebam os atendimentos na instituição. 
A AADV-PC é certificada pelo CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). É declarada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
 
A Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas - ACPC é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como instituição de utilidade pública em Poços de Caldas, fundada em maio de 2018 com o intuito de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, bem como para o fomento da prática do ciclismo em todas as suas modalidades, segurança no trânsito e realização de eventos e cicloturismo.
A ACPC também é responsável por um dos principais trajetos de cicloturismo do Brasil, conhecida como Rota do Vulcão - única rota de cicloturismo do mundo a ser feito ao redor de uma caldeira vulcânica, na qual envolve 13 municípios em nossa região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.