Brand-News Publicidade 1200x90
04/05/2023 às 15h59min - Atualizada em 04/05/2023 às 15h59min

Rota Bahia-Minas terá o 1º Pedal da Cachaça

FONTE: Prefácio Comunicação - Flávia Ferraz - [email protected] - FOTOS: Divulgação
c 
Evento será realizado no dia 7 de maio, com apoio do Sebrae Minas, em Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha
 
A cidade de Novo Cruzeiro, localizada a 560 km da capital mineira e conhecida como a “terra da cachaça” devido ao grande número de alambiques existentes na região - que produzem 200 mil litros da iguaria por ano -, dará a largada da primeira edição do Pedal da Cachaça, realizada no dia 7 de maio. O evento integra a programação clicloturística da Rota Bahia-Minas, destino por onde passava a antiga ferrovia, que ligava o Sul da Bahia aos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais.
 
Durante o Pedal da Cachaça, os participantes terão a oportunidade de vivenciar aventuras inéditas pelos atrativos naturais da região e pela arquitetura histórica da cidade e seu entorno. Além disso, vão conhecer os tradicionais alambiques e cachaçarias, além de degustar as famosas cachaças produzidas artesanalmente.
 
“A região é conhecida pela produção de cachaça de alta qualidade, que atrai a atenção de apreciadores de todo o país. O Pedal da Cachaça vem para agregar ainda mais valor aos atrativos turísticos da rota, juntamente com os produtos da agroindústria, sua vocação para o ciclismo, suas belezas naturais, e principalmente, à sua cultura e gastronomia típicas do interior do estado. Assim, nosso objetivo é criar diferenciais para atrair mais turistas e estimular o empreendedorismo nas comunidades ao longo da antiga ferrovia”, afirma o analista do Sebrae Minas, Jeferson Batalha.
 
Dando início ao passeio, o café da manhã dos ciclistas será na Pastelaria Central. O proprietário é adepto do pedal e, por isso, criou o “Café do Ciclista”, uma refeição especial para dar muita energia aos atletas. O passeio também inclui uma parada na Pedra Formosa, localizada no povoado do Ribeirão da Pedra, a 28 km do centro de Novo Cruzeiro. Eles ainda irão conhecer as trilhas de montanhismo da região, com inúmeras formações rochosas e belas paisagens.
 
Na Fazenda Borá, em Novo Cruzeiro, os participantes do pedal também irão ver de perto a produção da Cachaça Boralina. Produzida desde 1850, a bebida tem elevado padrão de qualidade, que já rendeu premiações internacionais. Durante a visitação também será possível ver o primeiro moinho movido por roda d'água da região, o casarão da família e as dornas (barris de madeira) centenárias.
 
Já a passagem pelo distrito de Queixada será um convite para uma verdadeira viagem no tempo, com seu conjunto arquitetônico histórico, composto pela antiga estação ferroviária e o museu da cidade (antiga casa do maquinista). Os visitantes também participarão de rodas de repente e ciranda, que serão apresentadas por um grupo de mulheres da comunidade que cantarão as tradicionais cantigas de roda e repentes. Haverá, ainda, um almoço com as delícias da culinária mineira, na Pensão da Luiza.
 
Além de toda experiência oferecida ao longo do trajeto - serão 42 km de competição e 30 km para turismo -, os ciclistas também terão o desafio de pedalar em altitudes elevadas e em terrenos arenosos, e poderão optar por modalidades de competição, com direito a pódio e premiação.
 
Além de Novo Cruzeiro, outros cinco municípios da Rota Bahia-Minas também serão cenários de ações previstas para acontecer em julho, agosto e setembro deste ano - em Ladainha, Poté e Teófilo Otoni, respectivamente -, e no primeiro semestre de 2024 - em Araçuaí e Carlos Chagas.
 
CACHAÇA - Minas Gerais concentra 41,6% dos estabelecimentos de produção de cachaça registrado no país até 2020, segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O estado, que é o maior produtor de cachaça artesanal do país, também se destaca pela ampliação em 70% no volume exportado, que passou de 79,6 mil litros, de janeiro a junho de 2021, para 135,3 mil litros em igual período do ano passado. Desde 2007, o processo tradicional de fabricação da bebida em alambique é declarado como Patrimônio Cultural por lei estadual.
 
ROTA BAHIA-MINAS - A Rota Bahia-Minas foi desenvolvida pelo Sebrae Minas em seis municípios - Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas -, com apoio de diversas instituições públicas e privadas. A iniciativa prevê uma série de ações para alavancar o turismo na região e gerar novas oportunidades de negócios por onde passava a antiga ferrovia.
Entre as iniciativas já realizadas estão a promoção de eventos de aventura, capacitação dos pequenos negócios locais, mapeamento de atrativos e fomento ao turismo regional. O objetivo da rota é atrair novos visitantes e gerar emprego e renda para as cidades e povoados localizados no percurso.
 
Para conhecer mais sobre os atrativos, acesse o site www.rotabahiaminas.com.br e acompanhe as dicas de viagem, programação de eventos, indicações de meios de hospedagens e lugares para saborear a gastronomia da região.
Informações e inscrições: https://www.rotabahiaminas.com.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.