Brand-News Publicidade 1200x90
04/05/2023 às 15h55min - Atualizada em 04/05/2023 às 15h55min

Fábrica da Cá d´Odoro foi visitada pela Unabem dentro do Projeto Turismo Educativo 60+

FONTE E FOTOS: Flávio Valente
c
Na bela tarde de outono de ontem, 3 de maio, o grupo da Universidade Aberta para Maturidade (Unabem) fez sua oitava visita guiada aos atrativos turísticos de Poços de Caldas como parte do Projeto Turismo Educativo 60+. Desta vez o escolhido foi a fábrica/loja da Cá d´Odoro. O grupo foi cordialmente recebido por Rodrigo Seguso e acompanhado dos professores Flávio José Valente e Adriana Gavião B. Oliveira.
 
A história do Cá d´Odoro se inicia com a chegada de Mario Seguso ao Brasil. Nascido na ilha de Murano e descendente de uma das mais antigas e famosas famílias de mestres vidreiros, Seguso vem, primeiramente, em 1954 para o Brasil, convidado para executar uma coleção comemorativa dos 400 anos de São Paulo. Se apaixona pelo Brasil e decide ficar. Mais tarde, em 1964, procurando um lugar mais calmo no interior do país para se instalar definitivamente, escolhe Poços de Caldas. Aqui, em 1965 decide abrir sua própria fábrica arrendando o único e precário forno, desativado, de Poços de Caldas, de propriedade de Aldo Bonora, que havia decidido não mais produzir vidro. Nos seus quase 60 anos de existência, a Cá d´Odoro é frequentemente assunto de reportagens e matérias em toda a imprensa nacional e internacional, tornando este artesanato mais conhecido e respeitado e divulgando através desta arte o nome de Poços de Caldas.
 
“A família Seguso tem deixado um importante legado econômico, artístico e turístico para Poços de Caldas”, afirma o professor Flávio, “e como não se bastasse esses legados, Mário Seguso ainda nos deixou uma valiosa obra literária publicada – “Os admiráveis Italianos de Poços de Caldas 1884-1915” – que, de maneira leve e gostosa, resgata e registra a grande luta e contribuição das famílias italianas que também abraçaram Poços”, disse Flávio Valente.
 
A fábrica/loja da Cá d´Odoro fica localizada na Av. João Pinheiro, 1901.
 
RESGATE - Turismo Educativo 60+ é um projeto que tem como objetivo resgatar e vivenciar fatos históricos, geográficos, econômicos, de saúde e ambientais relacionados ao turismo de Poços de Caldas. Isso é realizado por meio de visitas guiadas aos principais atrativos turísticos da cidade, coordenado pelo professor Dr. Flávio José Valente ([email protected]).
A Unabem é um programa de extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desenvolvido para a população acima de 60 anos, que visa promover atividades intelectuais com o objetivo de elevar a autoestima, a sociabilidade, além de desenvolver as capacidades cognitivas dos integrantes. São atividades gratuitas e abertas a toda comunidade. A coordenação do núcleo de Poços de Caldas é da professora Dra. Adriana Gavião B. Oliveira ([email protected]).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.