Brand-News Publicidade 1200x90
02/05/2023 às 15h45min - Atualizada em 02/05/2023 às 15h45min

Empréstimos para viagens: primeiro trimestre tem maior número de pedidos registrados em três anos

FONTE E FOTO: Helvio Caldeira - [email protected]
C 
Em meio à alta temporada e a inflação do setor turístico, solicitações com motivo “viagem” representaram 1,46% do total no período
 
Férias escolares, recesso de carnaval, feriados prolongados… com tantas oportunidades de viajar, ainda que em meio à inflação, muitos brasileiros parecem ter encontrado uma solução neste começo de ano: recorrer ao crédito. Não à toa, segundo a fintech FinanZero, o primeiro trimestre de 2023 contou com o maior percentual de pedidos de empréstimo para viagens dos últimos três anos - um reflexo da retomada do turismo após a retração da pandemia. Os dados são do IFE (Índice FinanZero de Empréstimo) mais recente, que acaba de ser lançado e analisa o cenário do mercado de crédito em março no país.

De janeiro a março de 2023, cerca de 1,46% do volume de pedidos de empréstimos tiveram como razão “viagem”, taxa próxima à observada durante o mesmo trimestre em anos pré-pandêmicos. Para se ter uma ideia, a fatia ocupada por solicitações do tipo representou 1,68% nos primeiros três meses de 2018 e 1,37% em 2019, apresentando quedas sucessivas nos anos seguintes. Ao que indicam os dados, com a reabertura das fronteiras e a inflação do setor turístico, as buscas têm voltado a crescer. 
 
Procura diminui com o fim da alta temporada
Traçado a cada edição pelo IFE, o panorama mensal do mercado de crédito costuma revelar muito sobre como certas épocas incidem sobre as necessidades financeiras dos brasileiros. No relatório mais recente, por exemplo, ficou evidente como a população recorre menos aos empréstimos para viajar durante março quando comparado aos meses finais e iniciais de cada ano. Se, em janeiro e fevereiro de 2023, os pedidos de crédito para viagem representaram 1,5% e 1,6% do total de solicitações, seu percentual em março girou em torno de 1,3% - um recuo considerável, portanto, em relação ao mês anterior.
 
“O movimento acompanha a volta à rotina marcada pelo começo das aulas, bem como o próprio calendário do mês, menos propício para os viajantes por não incluir feriados nacionais”, comenta Rodrigo Cezaretto, diretor operacional da FinanZero. “A queda também pode ser explicada pelo possível ajuste dos preços dos pacotes, que tendem a apresentar valores menos inacessíveis à população com o fim da alta temporada.”

DE OLHO NAS VIAGENS FUTURAS - Desbravar novos destinos está mesmo no plano de muitos brasileiros. Isso porque, ao serem questionados sobre os desejos mais comuns para os próximos 90 dias, 41% dos entrevistados admitiram ao IFE que querem viajar, meta que só perde para se organizar melhor financeiramente nos meses seguintes. Os planos, no entanto, podem ser comprometidos por fatores como a falta de recursos financeiros (77,4%) e falta de planejamento (37,9%), elencados em meio à alta demanda e o aumento do preço médio dos voos no Brasil. 

SOBRE A FINANZERO - Fundada em 2016 visando facilitar a busca por empréstimo online, a FinanZero é um correspondente bancário online. A partir do perfil do cliente, busca por empréstimos com instituições financeiras parceiras e envia propostas pré-aprovadas para ajudar na comparação de melhores condições de crédito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.