Brand-News Publicidade 1200x90
02/05/2023 às 15h36min - Atualizada em 02/05/2023 às 15h36min

Município implementa lei de iniciativa do vereador Ricardo Sabino e promove capacitação de professores em primeiros socorros

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
Recentemente, a Prefeitura divulgou que profissionais de 28 unidades da rede municipal de ensino participaram de um curso sobre “Noções Básicas de Primeiros Socorros e Intervenções em Situações de Crise”, no mês de abril. A ação foi realizada através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, atendendo à Lei n. 9.611, de iniciativa do vereador Ricardo Sabino (PSDB). Tal legislação prevê a obrigatoriedade de capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de educação infantil de Poços, além de instituir o Selo de Capacitação em Primeiros Socorros.
           
A norma foi aprovada pela Câmara em julho do ano passado. A proposta está baseada na Lei Federal n. 13.722, que trata do tema, e se justifica pela necessidade de garantia da segurança das crianças. “Garantir o ensino de primeiros socorros assegura uma melhor assistência em situações de emergência, visto que as técnicas são indispensáveis quando você precisa agir de forma rápida enquanto aguarda o atendimento especializado. Fico muito feliz que o Executivo tenha dado início à execução da norma, algo de que trará grandes benefícios para a nossa cidade”, ressalta o autor.
           
De acordo com informações da Prefeitura, a formação aconteceu com a participação da equipe do SAMU e teve duração de oito horas. Foram 16 Centros de Educação Infantil e 12 escolas, divididos por turmas. No mês de abril, receberam o curso os Centros de Educação Infantil Acalanto, Arco-íris, Caminho da Luz, Carrossel, Manoel Alfaya, Maria do Rosário Bastos, Juemil Lorenzotti, São José, Sônia Maria Saraiva, Bem Te Vi, Julieta Martins Brigagão e Cascatinha, além das escolas municipais Alvino Hosken de Oliveira, Washington Luís, Júlio Bonazzi, Raphael Sanches, Dona Mariquinhas Brochado, José Mamud Assan, Nicolina Bernardo, Caic Professor Arino Ferreira Pinto, Pedro Afonso Junqueira, Vitalina Rossi, Dona Vicentina Massa, Haroldo Affonso Junqueira, José Mamud Assan, Antônio Sérgio Teixeira, Dona Lúcia Sacoman Junqueira e José Avelino de Melo.
           
Ricardo Sabino comenta que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 100 mil crianças e adolescentes de até 14 anos são hospitalizados no Brasil, sendo que a principal razão desse número é o acidente doméstico ou escolar. “Diante de números tão preocupantes, acredito na importância de uma lei municipal que trate essa capacitação como uma obrigação. O que queremos é um ambiente seguro para os alunos, com redução de casos de acidentes devido a um trabalho de primeiros socorros. Espero que essa formação tenha continuidade e possa atingir, cada vez mais, um número maior de professores e funcionários”, finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.