Brand-News Publicidade 1200x90
26/04/2023 às 15h22min - Atualizada em 26/04/2023 às 15h22min

NOTAS RÁPIDAS - 26/04

ALCKMIN SANCIONA LEI QUE TORNA AYRTON SENNA PATRONO DO ESPORTE BRASILEIRO
 
Presidente em exercício durante a viagem de Lula à Europa, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sancionou a lei n° 14.559, que torna Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro. O projeto havia sido aprovado pelo Senado no fim de março e na Câmara, em 2019.
Senna é considerado dos maiores pilotos da história do automobilismo e, durante a carreira, foi tricampeão da Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991). Ele morreu em um grave acidente durante o Grande Prêmio de Ímola, em 1994.
O Brasil agora possui 31 personalidades oficializadas como patronas de suas áreas de formação ou de destaque. Oscar Niemeyer (arquitetura) e Machado de Assis (letras) são alguns deles.
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
MATTEL LANÇA BARBIE COM SÍNDROME DE DOWN: “A DIVERSIDADE É IMPORTANTE”
 
"Isso significa muito para as pessoas da nossa comunidade, que pela primeira vez podem brincar com uma Barbie que se parece com elas". A fala é da presidente da Sociedade Nacional de Síndrome de Down dos EUA, Kandi Pickard, que trabalhou no projeto da nova boneca.
A Barbie com síndrome de Down é o mais recente modelo lançado pela empresa americana Mattel para tornar sua coleção de bonecas mais diversificada.
A gigante do mercado infantil tinha enfrentado antes críticas anteriores sobre a falta de representação das mulheres reais nos modelos de Barbie. Nos últimos anos, a Mattel criou bonecas com aparelho auditivo, prótese e cadeira de rodas.
O objetivo, segundo a companhia, era que "todas as crianças se vissem na Barbie", e que também houvesse a oportunidade de que brincassem "com bonecas que não se parecem com elas". O modelo original, lançado em 1959, tinha pernas longas, cintura fina e cabelos loiros. Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália sugeriram que a probabilidade de uma mulher ter o corpo de uma Barbie é de apenas 1 em 100 mil.
 
FONTE: BBC News - @bbcnews
 
 
 
EM 2022, QUASE METADE DAS BRASILEIRAS SOFRERAM ASSÉDIO SEXUAL
 
Pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que, em 2022, quase metade das mulheres brasileiras (46,7%) sofreram algum tipo de assédio sexual. O estudo aponta, ainda, que o assédio é proporcionalmente maior entre mulheres jovens. Na faixa etária de 16 a 24 anos, 76,1% passaram pela situação no último ano. O levantamento acende uma discussão importante e que tem chamado a atenção do Governo Federal que, ainda no ano passado, instituiu a Lei nº 14.457/2022, que estabeleceu que a Comissão interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA) das empresas incluam o tema de prevenção ao assédio no ambiente de trabalho.
O antropólogo e professor da Faculdade IENH/RS, Luis Alexandre Cerveira, alerta que a partir de março, passados 180 dias da promulgação da lei, todas empresas são obrigadas a ter a CIPAA, não bastando mais a estrutura anterior, focada apenas na prevenção de acidentes. Segundo ele, o Ministério Público Federal define o assédio sexual no ambiente de trabalho pelo constrangimento de colegas por meio de cantadas e insinuações constantes, com o objetivo de obter vantagens ou favorecimento sexual. “As empresas, independente do porte, devem estar atentas a todos os sinais e, claro, dar liberdade para a CIPAA atuar em todos os casos, mas para isso é preciso investir em formação e estrutura”, ressalta.
 
FONTE: DCR - Assessoria de Imprensa - [email protected]
 
 
MINAS INAUGURA ÓRGÃO DE COMBATE A CRIMES CONTRA CORPORAÇÕES
 
O estado de Minas Gerais conta com um novo órgão para combater infrações em âmbito corporativo, com a inauguração do Núcleo de Combate à Crimes Praticados contra Corporações (Nucorp) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), nesta terça-feira (25/4). O núcleo atuará dentro da Unidade de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (UCC), criada no ano passado, quando for acionado pelo promotor de Justiça à frente dos processos relacionados a crimes que atentem contra corporações empresariais.
O novo órgão deve atuar majoritariamente no combate a crimes cibernéticos e de fraude às empresas e ao segmento econômico. Por isso o Nucorp será composto pelo trabalho de conjunto de três órgãos já existentes na estrutura do MPMG: Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet) e Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber).
A atuação do Nucorp se dará prioritariamente na fase de investigação, com utilização de todas as ferramentas tecnológicas à disposição dessas unidades. As forças de segurança do Estado participarão, mediante Termo de Cooperação Técnica, quando ocorrer necessidade de operação, seja da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal ou Polícia Federal, que já compõem Gaeco, Caoet e Gaeciber.
 
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]
 
 
 
CONCURSO DO IPSEMG ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
 
Estão abertas até o dia 16/5 as inscrições para o concurso público do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), pelo site da Legalle Concursos. Realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o edital prevê a contratação de 280 profissionais em nível técnico, superior e médicos, em diversas especialidades para atuar na rede própria do instituto, na capital. 
Os salários variam de R$ 1.186,24 a R$ 5.897,08 e poderão ser acrescidos de Gratificação pelo Serviço de Urgência e Emergência (GSUE) e/ou Gratificação por Risco à Saúde da Área de Seguridade Social (GRASS), ambas instituídas pela Lei nº 20.586/2012. Clique aqui para acessar o edital. 
A seleção dos profissionais conta com prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e será realizada no dia 2/7/2023. 
Entre as especialidades do concurso constam: médicos de diversas especialidades, biomedicina, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, administração, direito, economia, enfermagem, engenharia elétrica, estatística, serviço social, técnicos em diversas especialidades e outros.
Para mais informações sobre o Concurso Público Ipsemg 2023 acesse o site www.ipsemg.mg.gov.br.
  
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.