Brand-News Publicidade 1200x90
20/04/2023 às 15h54min - Atualizada em 20/04/2023 às 15h54min

Coletivo Literário ElaSescrevem convida para o primeiro encontro na Biblioteca Centenário

FONTE E FOTO: Danielle Vilas Bôas
c 
Evento será realizado no sábado, 22 de abril, das 15h às 17h, com entrada franca
 
A literatura tem a tarefa de comunicar, informar e contar diferentes histórias. Neste espaço de disputa, enquanto homens sempre tiveram sua escrita validada e incentivada, sabemos que as mulheres tiveram suas narrativas silenciadas, invisibilizadas e/ou apropriadas ao longo de toda história. Tiveram seus textos submetidos à validação e assinatura de homens, ou mesmo foram obrigadas a utilizar pseudônimos masculinos.
As mulheres não puderam, por muito tempo, frequentar escolas, ou quando podiam, à elas eram oferecidas áreas do conhecimento ligadas à artesania e tarefas de cuidado. Muitas ainda não podem ou, quando podem, acabam sobrecarregadas por jornadas múltiplas.
 
É neste contexto ainda presente em nossos dias que nasce a ideia do Coletivo Literário ElaSescrevem. Uma iniciativa independente e um desejo antigo das artistas e escritoras poços-caldenses Danielle Vilas Bôas e Victória Silveira, que em suas trajetórias, perceberam a necessidade de criar espaços e possibilidades para aproximação de mulheres escritoras para oportunizar o desenvolvimento da escrita autoral e fortalecimento das narrativas pessoais como possibilidade de intervenção na cena literária da cidade.
 
O objetivo é promover trocas de ideias, de textos autorais, e de experiências para demarcar o espaço das mulheres na Literatura. Também, capacitar mulheres para o acesso a editais e outras formas de financiamento para publicação de seus trabalhos.
 
“A escrita é importante ferramenta de transformação social. A escrita das mulheres por elas mesmas oferece uma multiplicidade indefinível e inclassificável. Mulheres diversas: negras, brancas, indígenas, trans, cada uma pode dizer a si e ao mundo segundo sua própria dicção. A escrita abre as janelas do pensamento e possibilita a expressão de ideias e sentimentos. Se as mulheres tiveram e ainda têm que esconder suas percepções de mundo, é justo que existam espaços para que inúmeras possibilidades se abram a diferentes perspectivas por meio da escrita”, destacam.
 
SERVIÇO:
1º Encontro Coletivo Literário ElaSescrevem
Data: Sábado, 22/04
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Centenário – Complexo Cultural da Urca
Entrada franca; crianças são bem-vindas
Mais informações: @elasescrevempc

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.