19/04/2023 às 15h47min - Atualizada em 19/04/2023 às 15h47min
Apneia obstrutiva do sono e doenças cardiovasculares: cardiologista explica a relação
FONTE: MF Press Global Gestão geral - [email protected] - FOTOS: Divulgação / IStock
C
Distúrbios do sono podem facilitar o surgimento de doenças cardiovasculares
O sono de qualidade é um dos principais fatores para ter uma boa saúde e qualidade de vida, influenciando em diversos aspectos como saúde mental, emagrecimento, imunidade e diversos outros. No entanto, um ponto pouco falado, mas muito importante são os efeitos da falta de um sono adequado na saúde cardiovascular.
A privação de sono por períodos prolongados está relacionada ao aumento da pressão arterial e resistência à insulina, sintomas relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares.
De acordo com o cardiologista Dr. Roberto Yano (foto), que realiza o exame de polissonografia - exame para a análise da apneia obstrutiva do sono - na Clínica Yano, em Indaiatuba (SP), a apneia do sono está intimamente relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares.
“A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio do sono onde ocorre a obstrução temporária parcial ou total das vias aéreas superiores. Isso faz com que menos oxigênio chegue às nossas células, causando hipoxemia e interrupções no sono, além de cansaço diurno. Quando não tratado de maneira correta, a apneia obstrutiva do sono aumenta o risco de o paciente ter infarto e derrame cerebral”, pontua.
“Então fique de olho, se você ronca alto, seu companheiro diz que você fica sem respirar durante à noite, tem sonolência excessiva durante o dia, tem dores de cabeça no período da manhã, está com problemas de memória e raciocínio e tem diminuição da libido, procure um bom médico especialista para investigar apneia obstrutiva do sono”, explica o Dr. Roberto Yano, especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB.