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12/04/2023 às 16h17min - Atualizada em 12/04/2023 às 16h17min

O Twitter vai cobrar por selo de verificação, saiba como denunciar contas falsas

FONTE: Queissada Comunicação - Gustavo Souza - [email protected] - FOTO: Unsplash
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Falta do selo que autentica a veracidade de perfis influentes pode aumentar a chance de criação de contas falsas de pessoas públicas e anônimas
 
Como forma de diversificar a aquisição de renda do Twitter, além da veiculação de publicidade, Elon Musk decidiu que vai começar a cobrar pelo selo de verificado do Twitter. Inicialmente criado como forma de garantir que perfis de influenciadores relevantes, atletas, políticos, veículos de comunicação, ONGs, entre outras organizações, tenham legitimidade diante do público, evitava que perfis falsos se passem por alguém famoso, tirando vantagem e colocando a imagem de pessoas públicas em risco. Porém, pelas novas regras do novo dono do Twitter, o selo azul vai custar US$ 8 mensais, o equivalente a R$ 40 no Brasil. Segundo dados da empresa Business of App, empresa que fornece estudo sobre a indústria de aplicativos, o Twitter teve 368 milhões de usuários ativos mensalmente no ano passado.

Segundo Erivam Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, a novidade anunciada pelo Twitter pode apontar novos rumos a outros sites do tipo: "Desde que o Twitter mudou de dono, tem sido complicado acompanhar todas as mudanças que Elon Musk pretende implementar. O nome da empresa está nas manchetes praticamente o tempo todo, cercado de especulações sobre qual será o futuro dessa rede; para nós que trabalhamos com Instagram é importante ficar atento, pois algo está mudando de forma sistemática.” 

Os usuários dispostos a desembolsar a quantia terão benefícios como postar vídeos mais longos e ter o conteúdo priorizado nas buscas e menções feitas na rede social; enquanto se tratando de empresas, o selo de verificado também será pago, mas as regras são diferentes. Perfis ligados a governos, sejam organizações, empresas multilaterais, ou membros, receberão um selo na cor cinza enquanto negócios não ligados a política terão os selo na cor ouro. O que muda para essas empresas é que terão que pagar o valor de US$ 1.000 por mês, e poderá estender o selo de verificado para perfis afiliados, custando US$ 50 mensalmente. Esse selo vai ter a marca da organização e menção aos perfis afiliados, por outro lado, as 10.000 organizações com mais seguidores e as 500 com maiores gastos em publicidade devem ficar isentos dessa cobrança.

Segundo dados da Bloomberg, empresa que cobre notícias sobre negócios, marketing, dados, e assuntos relacionados, o Twitter tem, aproximadamente, 300 mil dos seus 237,8 milhões de usuários com o selo azul de verificação; por outro lado, a perda desse selo pode facilitar a criação de contas falas pelos usuários, já que, de certa forma, a marca azul era uma maneira de garantir a veracidade do perfil. Considerando isso, Erivam Bandini dá dicas de como denunciar perfis falsos:
 
1. Faça a denúncia para a rede social - Todas redes sociais possuem ferramentas de denúncia que analisam possíveis perfis falsos. No caso do Instagram, você precisa ir até o perfil falso, clicar nos três pontos na parte superior da tela e depois em denunciar; após isso selecione a opção “algo sobre esta conta” e escolha “A pessoa está fingindo ser outra pessoa”. No caso de empresas, selecione “Uma empresa ou organização”, e no campo “Quem a pessoa está fingindo ser”, escreva “Eu”, se a pessoa se passar por você ou pode ser indicado outro perfil, por exemplo de alguém se passa pela Katy Perry, você pode realizar a denúncia e no campo “Quem a pessoa está fingindo ser escrava @katyperry. 

2. Avise seus contatos - O trabalho não acaba após realizar a denúncia do perfil falso, é necessário conter os danos. Quando alguém cria um perfil falso, o objetivo é se passar por uma pessoa ou empresa, por isso é provável que esse perfil entre na conta verdadeira para ver a lista de seguidores e se aproveitar para conversar com elas. Quando essa situação acontece em um perfil pessoal, e o alvo são amigos ou familiares, isso cria uma situação complicada, e no caso de empresas, as mensagens enviadas podem causar problemas para o seu negócio, como alguém querendo se passar por você. Por isso, assim que perceber algo de errado, faça uma postagem avisando o que aconteceu.
 
3. Reúna provas: Obter provas é muito importante para provar que o perfil acusado é realmente falso; para isso tire prints que mostram a atuação da conta falsa na rede social. Esse material serve para embasar a denúncia, além de poder provar para seus contatos que qualquer mensagem enviada ou post feito não é de sua autoria.

Perfis em redes sociais são fundamentais para criar relacionamento com o cliente; é nesse canal onde os clientes conversam com a marca, tiram dúvidas e interagem nas postagens. A Box Ideias realiza esse serviço, desde o planejamento até a postagem e interação com o público que comenta o conteúdo, aprimorando a relação com seu cliente. Saiba mais, aqui!

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