Brand-News Publicidade 1200x90
12/04/2023 às 16h11min - Atualizada em 12/04/2023 às 16h11min

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha: diversidade de opções

FONTE: ClubPress Comunicação Corporativa - FOTO: Divulgação
Pão com Linguiça e Queijo da Charcutaria Caldense, de Poços de Caldas (MG)
C 
Evento reunirá 56 restaurantes e similares da Serra da Mantiqueira paulista, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais; Poços de Caldas participará com 3 estabelecimentos
 
Além de divulgar a gastronomia típica da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais para valorizar as raízes centenárias da culinária regional, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha oferecerá ao público uma extensa diversidade gastronômica, que vão desde pratos mais simples e tradicionais, até os mais refinados com requintes de luxo.
 
O Festival, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho, possui 24 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais que já confirmaram a participação no maior evento do gênero no Brasil em duração. O evento reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha. Poços de Caldas será representada pela Bar Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia e Ziel Cervejaria.
 
Segundo a organização, até o momento, 56 estabelecimentos já se inscreveram para o festival, sendo 24 restaurantes do estado de São Paulo e 31 do estado de Minas Gerais. A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico e organizadora do Festival, divulgou no último fim de semana que o prazo para as inscrições foi prorrogado para o próximo dia 28 de abril. O número de participantes, portanto, tende a aumentar.
 
MISCELÂNIA SABOROSA - Os restaurantes e similares vêm caprichando nas receitas dos pratos que participarão do Festival, muitos mantendo a tradição da culinária típica caipira. Outros, no entanto, vêm dando um toque contemporâneo à comida mineira. Ou o inverso, dando um toque mineiro à gastronomia contemporânea.
 

Mais tradicional, impossível! Foi neste clássico mineiro que a Charcutaria Caldense, de Poços de Caldas, apostou para inscrevê-lo no festival, pois é uma iguaria que representa uma das tradições mineiras. Além de produtora artesanal, a Charcutaria Caldense também atua como bar, lanchonete e restaurante.
Manoel Cava, autor do prato, utiliza a linguiça artesanal em gomos para produzi-lo, acrescentando outra delícia típica mineira, o queijo provolone, que é derretido. Tudo é montado na baguete com crosta do queijo. O Pão com Linguiça e Queijo acompanha molhos vinagrete ou chimichurri.
 
COMO PARTICIPAR - Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato para o Festival ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos.
Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. Na prática, nada muda no dia a dia dos estabelecimentos. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.
 
Informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (11) 9-5435-3665 ou pelos e-mails [email protected],br,  [email protected], pelo Instagram @saboresdamontanha_br ou por meio do site www.saboresdamontanha.com.br.
 
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Espírito Santo do Pinhal (SP), Saboreie Cunha (SP), São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo de Itamonte (MG), Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e patrocínio da Revista Travel for Life.
 
GRUPO SABORES - A Sabores da Montanha pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.