Brand-News Publicidade 1200x90
10/04/2023 às 16h01min - Atualizada em 10/04/2023 às 16h01min

NOTAS RÁPIDAS - 10/04

GOVERNO INSTITUI GRUPO PARA MUDAR CAMPOS “SEXO” E “NOME SOCIAL” EM NOVA IDENTIDADE
 
O governo Lula instituiu nesta segunda-feira (10) um grupo de trabalho técnico para propor mudanças na disposição dos campos “sexo” e “nome social” na nova carteira de identidade nacional, que foi anunciada em 2022 e vai substituir gradualmente o RG.
Pela norma, a nova identidade deve descrever informações como nome, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento. O decreto também prevê a inclusão do nome social, se for pedido pelo cidadão.
Entidades de defesa dos direitos LGBTQIA+ protocolaram ação civil pública contra esse modelo, alegando que ele fere a dignidade de pessoas trans e pedindo que a emissão do documento seja suspensa até que haja mudanças.
Uma nota técnica do Ministério Público Federal (MPF), de novembro do ano passado, alerta que colocar o nome social abaixo do nome de registro “estimula violações dos direitos humanos”.
O grupo de trabalho técnico instituído por resolução da Casa Civil da Presidência da República terá um mês, prorrogável por igual período, para apresentar uma minuta de alteração do decreto assinado por Bolsonaro em fevereiro de 2022.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
EM SUA 26ª EDIÇÃO, FELINJU TERÁ COMO TEMA “MULHERES QUE TRANSFORMAM”
 
Mulheres atuantes para se inspirar. Esse é o mote da campanha da FELINJU - uma das principais feiras do calendário do polo mineiro da moda íntima, praia, pijama e fitness, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de abril.
Esse é um importante momento para homenagear essas profissionais que vão desde as modelistas, as costureiras até as vendedoras, que fazem parte desses 31 anos de história do polo e fazem acontecer todo o sucesso de Juruaia (MG).
A feira, além de possuir uma cartela de excelentes negócios, ainda tem como objetivo capacitar esses empreendedores. Prova disso, é a realização da “Jornada e Experiência do Cliente”, em parceria com o Sebrae, que promoverá workshops com renomados palestrantes.  
Para mais informações, acesse www.felinjujuruaia.com.br.
 
FONTE: ACIJU - Ass Com e Ind de Juruaia - [email protected]

 
 
VENDAS DE MEDICAMENTOS ANALGÉSICOS CRESCEM 42% NO BRASIL
 
Um levantamento do hub de negócios da saúde e bem-estar, InterPlayers, aponta que as vendas de medicamentos analgésicos cresceram 42% em 2022 no Brasil, em comparação ao ano anterior.  
A pesquisa mostra ainda que o Distrito Federal impulsionou o aumento, com salto de 219,3% no último ano. A segunda maior alta foi registrada no estado de Goiás, com 84%, seguida do Rio de Janeiro, com salto de 53,5% e do estado de São Paulo, com 15%. Acre e Roraima foram os únicos estados com diminuição nas vendas dos medicamentos, com queda de 52,3% e 19,7%, respectivamente. 
A pesquisa, baseada em números do próprio banco de dados da InterPlayers, também revela que, na análise geral, os estados de São Paulo e Minas Gerais seguem como líderes de venda dos medicamentos.  
Os analgésicos são os remédios mais comprados em farmácias sem prescrição médica. Podem englobar incômodos cotidianos, como cólicas e dores musculares. Uma pesquisa realizada pelo ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) mostra que as recomendações de terceiros, como familiares, amigos e vizinhos compreendem respectivamente 68%, 41% e 27% das vendas e de balconistas de farmácia correspondem a aproximadamente 48%. 
 
FONTE: Jessyca Souza - [email protected]
 

 
NO BRASIL, SÓ 12% TOMARAM A BIVALENTE CONTRA A COVID-19
 
A cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19 está bem abaixo do esperado no país. Apenas 12% dos 63 milhões de brasileiros aptos a se vacinar procuraram os postos de saúde desde que o fármaco começou a ser aplicado, no fim de fevereiro. São Paulo é o estado com maior número de imunizados, mas, ainda assim, a cobertura está em cerca de 20%.
"O vírus sempre vai buscar estratégia para se adaptar. Nós, cientistas, sempre vamos buscar estratégias para combater o vírus. A gente precisa muito da ajuda da população", pede o imunologista Gustavo Cabral.
A bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes. Ela protege contra a cepa original, registrada na China, e também contra a variante ômicron. No momento, podem receber esta vacina quem tem mais de 60 anos; pessoas entre 12 e 59 anos, com algum tipo de comorbidade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; trabalhadores da saúde; além de gestantes e puérperas.
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
 
SECRETARIA DE ESPORTES DIVULGA 3ª CHAMADA DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS
 
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no uso de suas atribuições legais em conformidade com a Lei Municipal 8.624/09 e o Edital LMIE nº 011/2022, item 7.3, torna público a liberação para captação em terceira chamada de todos projetos esportivos apresentados no respectivo processo de análise, ainda não captados ou com captação parcial, para execução no ano de 2023, sendo contemplados e autorizados a executar, pela ordem de protocolo do momento da apresentação dos documentos de captação.
Os recursos financeiros ainda disponibilizados são da ordem de R$ 276.690,77. Todos os projetos foram readequados para a execução em oito meses (maio a dezembro/2023). Portanto, podem ser apresentados documentos de captação até atingir o valor informado acima.
A lista da terceira chamada está disponível no link https://bit.ly/3MwRs2z, a partir da página 5.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
 
NOVA OPERAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR VAI FORTALECER REDE DE PROTEÇÃO NAS ESCOLAS MINEIRAS
 
 
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nesta segunda-feira (10/4) a Operação de Proteção Escolar. A nova ação, de natureza preventiva, antecipa a articulação entre polícia e comunidade, e tem intenção de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros.
A corporação detalhou, no anúncio feito na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, que a articulação envolverá programas de prevenção já desenvolvidos pela PMMG nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea), que serão intensificados.
Vale lembrar que todo Batalhão PM de Minas Gerais conta com Patrulha Escolar. Com a operação, o efetivo será ampliado. Além disso, a Operação de Proteção Escolar propõe foco ativo na rede de proteção. A agenda, positiva, prevê palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa.
"A PM vai fazer mais visitas às escolas, dando dicas de segurança, de autoproteção. A ideia é estarmos todos conectados com esse fim: PM, escolas e também a comunidade, que tem papel fundamental para o fortalecimento da rede e também vai participar observando qualquer anormalidade", explicou o capitão Cristiano Araújo, da Sala de Imprensa da corporação.  
A iniciativa é uma resposta preventiva do Governo de Minas à onda de violência sofrida por escolas de São Paulo e Santa Catarina.
 
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]
 
 
PREFEITURA SELECIONA OSC'S PARA EXPLORAÇÃO DE TENDAS NA FESTA DO TRABALHADOR
 
A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas abriu chamada pública para credenciamento e seleção de Organizações da Sociedade Civil - OSC’s e Associações Sem Fins Lucrativos, sediadas em Poços de Caldas e devidamente inscritas em Conselho Municipal de sua área de atuação, para uso, a título gratuito, de tendas para fins de exploração comercial durante a Festa do Trabalhador, a ser realizada no Parque Municipal Antônio Molinari e Parque Ecológico na Zona Sul em 01 de maio de 2023 no horário de 9h as 18h.
O Edital e seus anexos, bem como quaisquer esclarecimentos de seus termos, poderão ser obtidos no site da Prefeitura, página de Edital da Secretaria de Promoção Social e também no Diário Oficial do Município, edição nº1184; ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Promoção Social, localizada no prédio da Rodoviária, no horário compreendido entre 8h e 17h horas ou pelo telefone 35 3697-3022.
As instituições interessadas em participar da presente chamada pública deverão protocolar toda a documentação necessária, até as 17h da próxima quinta-feira, dia 13. 
A abertura dos envelopes e análise da documentação e seleção final das instituições a serem credenciadas, nos termos do disposto no edital, se dará em reunião pública que se realizará no dia 14 de abril, a partir das 9h, na sede da SMPS, com a presença obrigatória das instituições que protocolaram a documentação e se inscreveram na presente chamada pública.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.