Brand-News Publicidade 1200x90
05/04/2023 às 15h40min - Atualizada em 05/04/2023 às 15h40min

Vereador Douglas Dofu sugere implantação do programa IPTU Ecológico

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
Em análise pelas Comissões da Câmara, o Projeto de Lei n. 31/2023 institui em Poços o programa IPTU Ecológico. A matéria é de autoria do presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (União Brasil), e tem como objetivo fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, tendo como contrapartida a concessão de redução de alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU.
           
De acordo com a proposição, o benefício será concedido aos proprietários de imóveis residenciais e não-residenciais, a partir da adoção de algumas medidas: aproveitamento das águas pluviais; reuso da água servida, utilização do telhado verde; grau de permeabilidade do solo; utilização de energia solar renovável no imóvel. A porcentagem de redução da alíquota do IPTU será de 5% ou 4%, dependendo da medida adotada, conforme descrito no Projeto de Lei.
           
A matéria estabelece que, para receber o incentivo fiscal, o contribuinte deverá estar quite com suas obrigações tributárias ou adimplente com acordo de parcelamento perante ao município. Há casos em que o benefício será extinto: quando o proprietário do imóvel inutilizar a medida que levou à concessão da redução ou tentar, de qualquer maneira, burlar a legislação vigente; quando o beneficiário tornar-se inadimplente de qualquer tributo; quando o interessado não fornecer as informações solicitadas pela administração no prazo solicitado e quando não pedir a renovação do benefício no prazo estipulado.
           
Segundo o autor, as medidas propostas incentivam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade de um modo geral. “Essa pauta já foi abordada em outros estados brasileiros, estabelecendo critérios ambientais para a redução da alíquota do IPTU, de modo a incentivar os contribuintes a adotarem comportamentos ecologicamente compatíveis com a sustentabilidade. Em Poços, tenho apresentado ações nesse sentido, de preservação do meio ambiente e de criação de mecanismos que conscientizem a população”, comentou.
           
Recentemente, em conjunto com o vereador Lucas Arruda (Rede), Douglas Dofu sugeriu a criação do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais de Proteção da Água, com a finalidade de implantar políticas para melhoria da qualidade e quantidade das águas do município, através da prestação de apoio financeiro aos proprietários rurais habilitados que executem ações para conservação dos recursos hídricos. O Projeto de Lei também está em análise pelas Comissões do Legislativo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.