Brand-News Publicidade 1200x90
03/04/2023 às 15h26min - Atualizada em 03/04/2023 às 15h26min

Mapeamento de retina: saiba como funciona e quando fazer o exame para monitorar o desenvolvimento de doenças oculares graves

FONTE E FOTOS: Capuchino Press - Onivaldo - [email protected]
C 
Por vezes silenciosas e assintomáticas, doenças oculares requerem uma atenção especial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% a 80% das dificuldades visuais poderiam ser evitadas com exames periódicos. A exemplo prático, o exame preventivo de mapeamento de retina auxilia na investigação e identificação precoce de diversas doenças oculares, bem como de doenças sistêmicas com repercussão ocular.
 
“O mapeamento de retina é fundamental, principalmente, para doenças que não são perceptíveis no início”, ressalta Dr. Daniel Lucena (foto), médico oftalmologista do Núcleo de Oftalmologia, localizado na Torre Saúde do Complexo OTO Santos Dumont, em Fortaleza (CE).
 
Uma cultura de prevenção é necessária, com visitas periódicas ao oftalmologista de acordo com a doença apresentada. “O ideal é que haja uma consulta pelo menos uma vez por ano. No caso de pessoas com doenças crônicas como diabetes, pode ser recomendada a realização do exame de mapeamento de retina com mais frequência”, aconselha Daniel. 
 
O médico esclarece ainda que durante o exame é feita uma investigação detalhada da retina, parte do olho responsável pela formação das imagens. “É essencial para manter um olho saudável a realização do procedimento, que atua também como um check-up. Com ele é possível analisar a região central e periférica da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos”, discorre.
 
Além do diagnóstico, o exame consegue acompanhar o desenvolvimento de diversas doenças e fazer controle de cura, segundo o especialista. “Má formações oculares, inflamações, problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos, retinopatia diabética, hipertensão arterial, glaucoma, descolamento de retina e até tumores são alguns exemplos de doenças que podem ter sua evolução assistida pelo exame”, destaca o especialista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.