Brand-News Publicidade 1200x90
03/04/2023 às 15h15min - Atualizada em 03/04/2023 às 15h15min

​Santa Casa recebe visita técnica da equipe do HCor de São Paulo

FONTE E FOTO: Rafael dos Santos - Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Da esquerda para a direita: a enfermeira do HCor, Marianilza Lopes; a técnica em enfermagem da CCIH da Santa Casa, Francine Helena Soares; a médica do Hcor, Dra. Andréia Gushken; a enfermeira do HCor, Samara Braga; a enfermeira da Santa Casa, Rosane Rachel Leme, uma das responsáveis pelo Proadi-Sus no Hospital; a enfermeira da CCIH da Santa Casa, Priscila Ariana Silva Marques; e a enfermeira Aline Campedelli, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente da Santa Casa.

Em 2021, a Santa Casa de Poços de Caldas foi contemplada entre uma das 204 unidades de terapia intensiva (UTIs) de todo o Brasil para implementar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) - que, em parceria com o Ministério da Saúde, dá suporte técnico e metodológico às Instituições através da qualificação do cuidado com o paciente e o aprimoramento da segurança deste.
 
O Programa tem a duração de um triênio, portanto, está chegando em sua reta final e, na última quarta-feira, 29, a Santa Casa recebeu a visita técnica da equipe do HCor de São Paulo, que é a instituição parceira dentro do Proadi. Estiveram na Santa Casa a médica Dra. Andréia Gushken e as enfermeiras Marianilza Lopes e Samara Braga
 
A enfermeira da Santa Casa, Rosane Rachel Leme, uma das responsáveis pelo Proadi-Sus no Hospital, lembra que o intuito do programa é diminuir em 30% as infecções dentro do setor através de uma metodologia de práticas simples e possíveis através do envolvimento e engajamento de toda a equipe assistencial e multidisciplinar dia a dia dentro do setor. 
“Atualmente o setor já conseguiu modificar e implementar várias medidas de melhorias de processos. A redução das taxas de infeção já são colhidas dentro do setor como a ICS (Infecções de Corrente Sanguínea), que se mantêm zeradas, seguidas de uma importante redução na taxa de PAV / ITU e uma melhora na taxa de adesão de higienização das mãos. Tais práticas garantem uma melhor assistência aos pacientes críticos internados no setor, envolve a equipe e garante mais vidas salvas por toda a equipe envolvida”, relata Rosane. 

OBJETIVOS ALCANÇADOS - A médica do HCor Dra. Andréia Gushken, destaca que desde a última visita técnica, realizada em agosto do ano passado, é nítida a diferença da maturidade da equipe. Segundo ela, dá para ver a evolução da equipe e a metodologia sendo implementada. 
“Ficamos muito felizes, pois percebemos que vamos deixar um legado. O Projeto vai ser sustentado, agora temos muita confiança que a equipe é capaz de caminhar sozinha. A Santa Casa agora faz parte de uma família e nessa família os laços não vão acabar, vamos sempre estar em contato, à disposição para trocas. E o objetivo é único: salvar vidas, reduzir as infecções, reduzir os desperdícios, tornar o cuidado eficiente. E isso a gente tem conseguido demonstrar, inclusive, com dados, indicadores, com as equipes aprendendo a usar dados para poder demonstrar o esforço, os resultados, envolver e engajar cada vez mais pessoas. Então, tem sido muito bom, muito gratificante, percebemos isso implementado, acontecendo de verdade”, conta a médica.      


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.