31/03/2023 às 15h43min - Atualizada em 31/03/2023 às 15h43min

+ DO TURISMO - 31/03

Movimentação cresceu em relação ao ano passado
C
Mais de 6,5 milhões de pessoas voaram pelo país em fevereiro

 
Número é 18,2% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado
 
A movimentação de passageiros no setor aéreo em fevereiro cresceu 18,2%, comparado ao mesmo período do ano passado. Foi o que apontou o Relatório de Oferta e Demanda da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo o documento, mais de 6,5 milhões de pessoas voaram pelo país durante o período. O Aeroporto Internacional de Guarulhos foi um dos que registrou maior movimentação de passageiros: 2,35 milhões, segundo a administradora do terminal.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, avalia que o crescimento foi impulsionado pelo retorno das festividades de Carnaval, que atraiu milhões de pessoas pelas ruas do país. “O brasileiro está confiante na retomada dos grandes eventos, como o Carnaval, importantes indutores de fluxo turístico. O nosso trabalho tem sido desenvolver políticas e ações que promovam e estimulem ainda mais o turismo nacional e que deem a oportunidade de que mais brasileiros voem pelos céus do país”, destacou.
No primeiro bimestre do ano, quase 15 milhões de passageiros utilizaram o modal aéreo no país, número 14,1% maior do que o registrado nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. Apesar da alta em relação ao último ano, o quantitativo foi menor do que o registrado no pré-pandemia, quando mais de 16,9 milhões viajaram de avião.
Demonstrando o impacto na circulação de pessoas diante do Carnaval, estimativas do Ministério do Turismo apontaram que o setor aéreo contaria com pelo menos 1.200 voos extras durante o período do Carnaval. Entre as cidades que registraram maior movimento nos dias de folia estiveram as já tradicionais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).

CONSUMIDOR TURISTA - Os passageiros que viajam de avião têm à disposição três edições da publicação “Consumidor Turista”, produzidos pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com linguagem clara e objetiva, os guias se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.
Entre as informações está a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, online ou impresso, para a entrada no voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se atentar à pontualidade. Mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.
 
FONTE: Ministério do Turismo - [email protected] - FONTE: Arquivo/MTur
 
 
 
Solenidade de abertura da WTM Latin America 2023 acontece na próxima segunda-feira, 3 de abril
 
Está confirmada para segunda-feira, 3 de abril, das 10h30 às 12h, no Teatro Explore Technology, a solenidade de abertura da WTM Latin America 2023. O principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina vai ser realizada entre os dias 3 a 5 de abril, no Expo Center Norte, na capital paulista.
A agenda conta com confirmação de presença de principais autoridades do turismo nacional e latino-americano, entre os quais estão Daniella Carneiro, Ministra do Turismo; Bento Nunes, Secretário Executivo do Ministério do Turismo; Carlos Henrique Menezes Sobral, Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo; Deborah Vieira, Secretária Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo.
O deputado Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também participará da solenidade, assim como o deputado Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, entre outras autoridades e governantes que serão recepcionados por Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America.
 
FONTE: WTM Latin America

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »