31/03/2023 às 15h19min - Atualizada em 31/03/2023 às 15h19min

NOTAS RÁPIDAS - 31/03

CAMINHAR 8.000 PASSOS UMA VEZ POR SEMANA REDUZ RISCO DE MORTE, DIZ ESTUDO
 
Caminhar cerca de 6 km uma ou duas vezes por semana reduz significativamente o risco de mortalidade, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (28) nos Estados Unidos.
Embora o exercício físico frequente seja conhecido por diminuir as chances de morte precoce, uma pesquisa publicada na revista JAMA Network Open verificou os benefícios de caminhadas rápidas alguns dias por semana para a saúde. 
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
RECEITA FEDERAL CRIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA TRANSAÇÕES COM OURO
 
A Secretaria Especial da Receita Federal instituiu a Nota Fiscal Eletrônica do Ouro Ativo Financeiro (NF-e Ouro Ativo Financeiro), que servirá para registro de operações com ouro, ativo financeiro ou instrumento cambial. O novo documento será obrigatório a partir de 3 de julho de 2023. A decisão consta de instrução normativa do órgão publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (30).
Pelo termos da IN, a NF-e Ouro Ativo Financeiro consiste em documento apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, cuja validade jurídica e autoria são garantidas mediante autorização prévia da Receita Federal e da assinatura digital do emitente.
Serão obrigadas à emissão da NF-e Ouro Ativo Financeiro as instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar com ouro, ativo financeiro ou instrumento cambial, em operações como: primeira aquisição de ouro, em bruto; importação; exportação; e compra e venda internas.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
ABRIL AZUL: UNIMED POÇOS E INSTITUTO A PROMOVEM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
 
No domingo, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Buscando dar ainda mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a campanha “Abril Azul”.  
Com o objetivo de levar informação, conhecimento, além de auxiliar pais, educadores e responsáveis, a Unimed Poços e o Instituto A se uniram para promover diversas ações durante todo o mês de abril.
A programação começa no sábado (dia 1º), com a Roda de Conversa “Cada olhar um autismo” (9h às 11h, no CAU). No domingo será realizada uma Passeata, às 15h, com concentração em frente ao Coreto. 
A Unimed Poços, através do Espaço MultiTEA, atende crianças beneficiárias com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Com abordagem multidisciplinar, o objetivo é desenvolver a capacidade de socialização e independência da criança. São oferecidos recursos para estímulo das habilidades motoras e desenvolvimento nos aspectos sensorial, perceptivo, motor e cognitivo.  
 
FONTE: Alice Dionisio - Comunicação e Marketing Unimed Poços de Caldas
 
 
UFMG TEM MELHOR DESEMPENHO ENTRE AS FEDERAIS, SEGUNDO AVALIAÇÃO DO INEP
 
A UFMG segue como a universidade federal mais bem avaliada no Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, divulgado na última terça-feira, 28 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Universidade mantém IGC máximo, 5 (as faixas variam de 1 a 5) desde 2007, quando o índice foi criado, mas, nos últimos anos, vem crescendo no índice contínuo. Na edição de 2021, a UFMG alcançou o valor contínuo de 4,368 no levantamento, o mais elevado entre todas as federais do país.
O IGC considera a média ponderada das notas do último triênio dos cursos de graduação e pós-graduação e é o principal dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para atestar a qualidade das instituições. O conceito abrange os cursos de graduação, mestrado e doutorado de instituições públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, com ou sem fins lucrativos.
O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional, e também é utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos.
A UFMG também é avaliada com Conceito Institucional (CI) máximo, 5, nota recebida no processo de recredenciamento institucional pelo qual passou em 2017.
 
FONTE: Cedecom - Assessoria de Imprensa - [email protected]
 
 
VEREADOR CLAUDINEY MARQUES SOLICITA QUE PM INTENSIFIQUE AÇÕES PARA COIBIR ABUSOS DE MOTOCICLISTAS
 
Uma Moção de Apelo foi aprovada pela Câmara, nesta semana, solicitando ao comando do 29º Batalhão de Polícia Militar que intensifique as ações visando coibir e punir ofensas e provocações praticadas em vias públicas por motociclistas, em desrespeito às condutas primárias do Código de Trânsito Brasileiro. A proposição é de autoria do vereador Claudiney Marques (PSDB), assinada também por outros vereadores.
De acordo com o parlamentar, a cidade tem observado, com apreensão, um cenário preocupante com relação a esse tema. “Infelizmente, vem se tornando habitual motociclistas praticando abusos nas ruas de Poços, afrontando as normas de trânsito e desrespeitando sinalizações. Recentemente, entre tantos outros casos, um condutor empinou sua motocicleta e perdeu o controle da mesma, subindo pela calçada e por pouco não atropelando pessoas que estavam no local. Uma irresponsabilidade que vem acontecendo com frequência em vários pontos da cidade e que precisa de providências”, ressaltou.
           
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas

 
LIONS CLUBE PROMOVE CAMPANHA EM PROL DA SANTA CASA NESTE SÁBADO
 
Neste sábado, 1° de abril, o Lions Club Alumínio realizará uma grande campanha de arrecadação de leite em prol da Santa Casa de Poços de Caldas. A ação acontecerá em toda a rede de supermercados SuperVale de Poços de Caldas, das 8h às 20h. Os leites serão destinados ao Hospital e ao Café Cacon para ajudar na alimentação de centenas de pacientes.
A presidente do Lions Club Alumínio de Poços de Caldas, Mariane Aparecida Alves de Souza, convida todos a participarem desta ação em prol dos pacientes que diariamente são atendidos na Santa Casa. “Mais uma vez nós do Lions Club Alumínio, em parceria com a Rede SuperVale de supermercados, realizaremos a campanha de arrecadação de leite. Estaremos neste sábado, 1° de abril, durante o dia inteiro em todas as unidades da Rede Super Vale do de Poços coletando as doações. Fica aqui o meu convite a todos que puderem contribuir com um ou mais litros de leite. Vamos nos unir para ajudar os pacientes oncológicos do Café Cacon e da Santa Casa. Uma doação é um ato pela vida”, convoca a presidente do Lions.
A equipe do Lions estará nos supermercados SuperVale da Vila Cruz, da Assis Figueiredo e nas duas lojas do Conjunto Habitacional recolhendo as doações.
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas

 
 
INSCRIÇÕES PARA EDITAL DE COMPOSIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO TERMINAM NESTA SEXTA (31)
 
As inscrições para o Edital Secult nº 6/2023, que visa a composição da programação local do Festival de Inverno de Poços de Caldas, encerram-se às 18h desta sexta-feira (31). O evento será realizado de 7 a 23 de julho de 2023, em áreas centrais e também nos bairros, levando arte e cultura para a população e para os visitantes.
As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link https://forms.gle/CKn374bXQKvaAz7s8, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br no espaço denominado Editais da Cultura.
É facultada a pessoa física ou jurídica, residente em Poços de Caldas, com atuação na área artístico-cultural a inscrição de até uma proposta de qualquer linguagem artística: teatro, música, dança, circo, cultura tradicional, artes plásticas, artes visuais, fotografia e gastronomia.
A inscrição e a participação nas propostas são gratuitas e permitidas somente para artistas locais. O valor estimado de investimento para este edital é de R$ 600 mil. Os recursos não utilizados em sua totalidade poderão ser remanejados entre outros editais da Secretaria Municipal de Cultura.
Informações adicionais poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, pelos telefones (35) 3697-2389/2335, pelo Whatsapp (35) 3697-2335, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail [email protected].
 
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Link
Comentários »