30/03/2023 às 15h00min - Atualizada em 30/03/2023 às 15h00min

NOTAS RÁPIDAS - 30/03

PIX FOI MEIO DE PAGAMENTO MAIS UTILIZADO EM 2022, SEGUNDO FEBRABAN
 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez um levantamento, com dados do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que apontou que o Pix foi o meio de pagamento mais utilizado no Brasil no ano passado.
Foram 24 bilhões de transações, mais que as operações com cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques somadas.
Na média, foram 66 milhões de operações diárias com o sistema de pagamento instantâneo, lançado em 2020.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
CAFÉ SEGUE COMO O PRODUTO COM MAIOR NÚMERO DE IGS NO BRASIL
 
O Café possui 14 registros de Indicações Geográficas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Do total, nove são de Indicação de Procedência (IP) e cinco de Denominação de Origem (DO). A Região de Garça (SP) foi a mais recente a obter o registro, na modalidade de Indicação de Procedência. Dessa forma, o café segue como o produto agrícola brasileiro com o maior número de registros de Indicações Geográficas (IG)
Os produtos agroalimentares perfazem a maioria das Indicações Geográficas brasileiras. São 79 registros, dos 100 existentes até o momento. A obtenção desses registros exige caracterizações técnicas do produto e de sua região, trabalho executado pela pesquisa científica.
De acordo com o Chefe-geral da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra, as IGs dão ao consumidor a garantia de estarem comprando um produto de qualidade.
 
FONTE: Observatório do Café - [email protected]
 
 
SEMANA SANTA NO SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA TERÁ PROGRAMAÇÃO ENTRE OS DIAS 1º E 9 DE ABRIL
 
O Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado em Cássia (MG), realiza sua programação da Semana Santa entre os dias 1º e 09 de abril. Todos os eventos são abertos ao público.
A abertura será dia 1º de abril com as missas (10h, 15h e 18h). Às 19h terá a Via-Sacra da Juventude, saindo da Igreja Matriz, no centro, indo até o Santuário.
Domingo, haverá missa com benção e procissão de ramos. No dia 5, 19h, terá uma apresentação especial com o musical da Meditação das Sete Palavras de Jesus na Cruz - com os Pequenos Cantores de Cássia e Passos, grupo teatral também de Passos.
 
FONTE: [email protected]


 
 
COM LUIZ FELIPE PONDÉ, “OPINIÃO” FALA SOBRE O ATO DE MENTIR NESTA QUINTA-FEIRA (30/3)

Nesta quinta-feira (30/3), o “Opinião” fala sobre mentira. Será que todas as pessoas mentem? Esse é um comportamento normal do ser humano? Apresentado por Andresa Boni, o programa da TV Cultura vai ao ar às 20h30.
Com o Dia da Mentira se aproximando, o programa reflete, pelo lado filosófico, se existe ponto de vista em relação à mentira, ou seja: o que é mentira pra mim pode não ser para o outro? Além disso, debate como as fake news entrariam nesse conceito.
Nesta edição, os convidados são Luiz Felipe Pondé, filósofo e diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC, e Daniel Martins de Barros, médico psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
 
FONTE: TV Cultura - [email protected]
 
 
 
ESTUDO SUGERE QUE ASMA PROTEGE CONTRA CASOS GRAVES DA COVID-19
 
Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, cientistas especulam que a asma poderia contribuir para o agravamento e a letalidade da infecção respiratória. No entanto, os resultados de um amplo estudo com pacientes hospitalizados no Sistema Único de Saúde (SUS) devido aos sintomas clínicos mais graves do coronavírus sugerem exatamente o contrário. Além de não piorar o quadro, a asma pode ter um papel protetor na infecção pelo SARS-CoV-2. Os dados foram divulgados recentemente na revista científica Frontiers in Medicine.
“Apesar de desenvolverem mais sintomas clínicos, os pacientes com asma foram menos propensos a morrer de Covid-19 em comparação com indivíduos sem asma”, afirma um dos autores do trabalho, o biólogo e doutor em ciências da saúde Fernando Augusto Lima Marson, da Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista (SP).
A hipótese dos pesquisadores é que as especificidades da resposta imune dada pelo organismo à asma criam um cenário desfavorável à escalada inflamatória associada à forma mais grave da Covid-19.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
ATIVIDADES LIGADAS AO TURISMO GERARAM UM EM CADA DEZ EMPREGOS NO PAÍS EM FEVEREIRO
 
O setor do Turismo foi responsável por um em cada dez empregos criados no Brasil durante o mês de fevereiro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), analisados nesta quinta-feira (30.03) pelo Ministério do Turismo indicaram que as atividades turísticas empregaram mais de 27,2 mil pessoas em todo o país.
As empresas de alojamento e alimentação foram as que mais criaram empregos no mês de fevereiro no setor. Foram mais de 15,4 mil vagas formais geradas pelos dois segmentos. O saldo foi positivo também para o segmento rodoviário, com a criação de 6,3 mil postos de trabalho. Ao todo, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o maior crescimento do emprego formal no mês ocorreu no setor de Serviços, no qual o Turismo está incluído, com um saldo de 164.200 postos. Ao todo, o país gerou mais de 241,7 mil empregos, sendo mais positivo para mulheres, com geração de 125.311 postos, enquanto para os homens a geração foi de 116.474 postos.
 
FONTE: Ministério do Turismo - [email protected]
Link
Comentários »