29/03/2023 às 16h07min - Atualizada em 29/03/2023 às 16h07min

Primeiro festival de cafés especiais de Andradas (MG) começa na quinta-feira, 30 de março

FONTE E FOTO: Proença Comunicação - [email protected]
C 
Exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia e cultura para o público visitante estão na programação do Andradas Café Especial
 
Conhecida pela culinária com influência italiana e mineira, também pelos vinhos, azeites e bananas, Andradas (MG) tem no café o seu maior motor econômico na geração de emprego e renda para milhares de famílias de produtores. Com o objetivo de potencializar a cafeicultura, a cidade reunirá de 30 de março a 2 de abril atrativos da região para receber turistas e moradores durante o Andradas Café Especial. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho e terá estandes com exposição de marcas de café e produtos relacionados, artesanato, gastronomia local e espaços culturais.
 
O foco do evento é desenvolver a região, proporcionar conhecimento e aproximar os produtores locais do mercado de cafés especiais, trazendo experiências e conteúdo, explica um dos realizadores, o analista técnico do Sebrae, Ivan Figueiredo. A programação terá campeonatos de preparo de café e de torra do grão e também cursos básicos e palestras para quem quiser aprender mais sobre a bebida. Dentre os organizadores também está o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), que promoverá alguns dos conteúdos, como o Desafio Koar, e o Campeonato de Torra de Cafés.
 
De acordo com os organizadores, a ideia é realizar na cidade, que integra a Mantiqueira Vulcânica, um evento de expressão nacional. “Iremos promover uma prova profissional dos melhores cafés de Andradas para que os produtores e os empresários possam conhecer cada vez mais o potencial dos grãos da região, que se destaca nos concursos”, explica Sebastião Donizete Benevene, presidente da Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal (ACAFEG), que também assina a realização do evento.
 
“São mais de 2.700 cafeicultores, na sua maioria familiares, com uma produção de mais de 200 mil sacas de café. Os grãos são produzidos em solos vulcânicos e em altitudes elevadas. A prefeitura, reconhecendo todo esse potencial, vem investindo para tornar Andradas uma reconhecida origem de cafés especiais”, explica a prefeita Margot Navarro Graziani Pioli, uma das realizadoras do festival.
 
DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO - A cultura, o turismo e a gastronomia são o tripé de sustentação da região quando se fala em café e produtos regionais. Durante os dias na cidade, o visitante poderá realizar rotas e passeios guiados, conhecer também a cultura local, propriedades rurais, atrativos turísticos, exposições e a gastronomia com pratos típicos que também levarão cafés e harmonizações com receitas exclusivas.
 
A proximidade com São Paulo tem o objetivo de atrair turistas apaixonados por café e por todas as histórias, tradições e experiências no município, que já é reconhecido pelos cafés, vinhos, trilhas, cachoeiras e paisagens montanhosas exuberantes. A hotelaria, restaurantes, rotas de turismo, lojas de produtos locais, vinícolas e olivais, assim como o famoso Pico do Gavião, estarão preparados para receber os visitantes do Festival.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
 
SERVIÇO:
Andradas Café Festival 2023
Site: www.andradascafefestival.com.br
Quando: de 30 de março a 2 de abril
Horário: das 9h às 18h
Onde: Pavilhão do Vinho (Rua Major Bonifácio, s/n, Centro - Andradas, MG)
Entrada gratuita
Inscrições: www.sympla.com.br/evento/andradas-cafe-festival/1886080

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »