27/03/2023 às 15h33min - Atualizada em 27/03/2023 às 15h33min

NOTAS RÁPIDAS - 27/03

TIKTOK PERDE POSTO DE MAIS BAIXADO PARA APP DE EDIÇÃO QUERIDINHO DA WEB
 
Enquanto os Estados Unidos discutem um possível bloqueio do TikTok, um aplicativo irmão faz sucesso pelo mundo: o CapCut, de edição de imagens. Ambos pertencem à empresa chinesa ByteDance. Nas últimas semanas, a plataforma superou a rede de vídeos em downloads nos EUA, segundo o jornal The Wall Street Journal (WSJ).
O CapCut também foi o quinto mais baixado no mundo em 2022: 357 milhões de vezes, de acordo com o site Business of Apps, focado na cobertura de aplicativos. Ele foi o único do tipo a integrar o top 10 dessa lista. Os demais são rede social, app de mensagens e game.
CapCut se encaixa no que alguns especialistas chamam de "tool app" ("app ferramenta", em tradução livre). Sua utilidade não é ter um fim em si, mas fazer vídeos para serem publicados em outros aplicativos.
 
FONTE: Tilt UOL
 
 
 
SÃO PAULO REGISTRA DOIS ROUBOS DE CELULARES A CADA DEZ MINUTOS
 
O estado de São Paulo registrou 18.577 casos de roubos de celulares apenas nos dois primeiros meses deste ano. Isso significa que, a cada 10 minutos, pelo menos dois aparelhos são roubados no estado. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
No mesmo período, os casos de furto de celulares passaram dos 19,3 mil. Apesar dos altos índices, a SSP informou que os casos de roubo tiveram redução de 33% e os de furto caíram 22% em relação ao mesmo período do ano passado.
A pasta acredita que a queda esteja relacionada às prisões de assaltantes e receptadores realizadas pelas polícias do estado.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA: "TRANSPORTE PÚBLICO EM POÇOS DE CALDAS"
 
A Câmara de Poços realiza na próxima quarta-feira, 5 de abril, a partir das 15h, a audiência pública "Transporte público em Poços de Caldas", atendendo à solicitação contida no Requerimento n. 118/2022, de autoria do vereador Diney Lenon de Paulo, que presidirá a audiência.
As inscrições para o uso da palavra serão limitadas a 8, devendo ser feitas até o dia 3, às 18h, pelo e-mail [email protected]. Cada expositor terá o prazo de até 5 minutos para se manifestar.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
 
 
 
 
APPLE RASTREIA IDA DE FUNCIONÁRIOS AO TRABALHO E PODE PUNIR HOME OFFICE, DIZ JORNALISTA
 
Parece que está chegando ao fim a lua de mel entre algumas grandes empresas e o “home office”, amplamente adotado no início da pandemia da Covid-19.
Depois de Elon Musk acabar com o trabalho remoto no Twitter, agora é a vez de a Apple tomar medidas para fazer com que os funcionários trabalhem do escritório da companhia. Nos Estados Unidos, a dona do iPhone estaria monitorando a frequência em que os funcionários vão trabalhar presencialmente, por meios dos registros de crachá, e pretende enviar alertas crescentes caso eles não compareçam ao escritório pelo menos três vezes na semana.
A informação foi publicada pela jornalista Zoë Schiffer, editora da newsletter Platform, na última quarta-feira (22), em sua conta no Twitter. De acordo com a jornalista, fontes afirmam que o não cumprimento da norma pode resultar em demissão. No entanto, ela diz que isso não parece ser uma política de toda a empresa.
No ano passado, a companhia fundada por Steve Jobs pediu que os que funcionários voltassem a trabalhar do escritório pelo menos três vezes na semana, incluindo terças-feiras, quintas e um outro dia definido pelos líderes das equipes.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
CONGELAMENTO DE ÓVULOS GANHA ESPAÇO COMO BENEFÍCIO TRABALHISTA
 
Empresas como Mercado Livre, Fleury e Meta (dona do Facebook) começam a oferecer a possibilidade de congelamento de óvulos como um benefício para atrair e reter talentos. Uma vez que as mulheres exercem a maternidade cada vez mais tarde, em geral para galgar espaço no mercado de trabalho, o congelamento de óvulos surge como alternativa para conciliar vida profissional e pessoal.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o total de mulheres com 30 anos ou mais que se tornam mães no Brasil passou de 24% em 2000 para 38% em 2020 (4% são mães com 40 ou mais). A maioria ainda tem filhos entre 20 e 29 anos (48,7%), mas em ritmo inferior ao do começo deste século, quando esta faixa etária respondia por 54,5%.
"É um benefício incrível, que eu nem sabia que existia no Brasil", diz Beatriz Vilarinho, 35, gerente sênior de transportes do Mercado Livre no Brasil. Ela congelou os óvulos em janeiro de 2022, diante da dificuldade de engravidar e agora está em licença-maternidade de seis meses.
 
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
 
 
 
GOVERNO DE MINAS ANUNCIA NOMEAÇÃO DE QUASE 600 PROFISSIONAIS PARA FORTALECER A SEGURANÇA NO ESTADO
 
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), anunciou no último dia 23 a nomeação de profissionais que irão ampliar o efetivo da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e reforçar a segurança pública no Estado. A medida foi autorizada pelo Comitê de Orçamento e Finanças e prevê que a nomeação de até 599 profissionais excedentes de concursos públicos da Polícia Civil serão nomeados para diversos cargos na instituição.
Destas nomeações, 581 já foram autorizadas para provimento imediato e distribuídas entre os cargos disponíveis, sendo 60 para técnico assistente da Polícia Civil, 35 para analista da Polícia Civil, 69 para delegado de polícia, 170 para investigador, 242 para escrivão, dois para médico legista e três para perito criminal.
A nomeação foi autorizada devido à vacância de cargos dessas carreiras da Polícia Civil ocorrida nos últimos anos por causa de aposentadorias, falecimentos e exonerações de servidores. O recurso para essas novas nomeações vem do Tesouro Estadual e será destinado ao pagamento dos novos servidores a título de despesa com pessoal.
A Lei de Responsabilidade Fiscal possibilita a reposição de força de trabalho em áreas essenciais, como a segurança, com a nomeação de excedentes em concursos desde que haja vacância de cargos. 
 
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]
 
 
 
GOVERNO ENTREGA “SELO CIDADE AMIGA DO AUDIOVISUAL” PARA CEM MUNICÍPIOS MINEIROS
 
O Governo de Minas, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), entrega o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual” a 120 gestores municipais de cem cidades mineiras que foram capacitados por meio do programa “Cidade de Cinema”. O projeto trabalha o desenvolvimento de políticas de audiovisuais e os benefícios do setor. 
A entrega será na terça-feira (28/3), às 14h, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante o Quarto Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da EMC.
O “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais. 
“Queremos apoiar as produções audiovisuais mineiras e consolidar o estado como um importante destino cinematográfico. O cinema nos coloca em uma vitrine e o resultado disso é um salto grande e positivo na cadeia produtiva, da cultura à economia. Esse é um dos objetivos da Minas Film Commission que, sob a gestão da EMC, desenvolve mais essa ação”, destaca Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, instituição que também gerencia a Rede Minas e a rádio Inconfidência.
 
FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected]
Link
Comentários »