FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c Em análise pelas Comissões Permanentes, o Projeto de Resolução n. 01/2023 institui na Câmara de Poços a Galeria Lilás. O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), é criar um espaço no Poder Legislativo destinado à exposição de fotografias de mulheres que tenham sido eleitas vereadoras no município.
Atento às pautas femininas, Flavinho ressalta que é preciso pensar, também, na importância da representatividade delas na política. “Esse espaço vem sendo implantado em diversas Câmaras e Assembleias Legislativas do país como forma de valorizar e preservar a memória acerca da participação das mulheres na política. A cor lilás simboliza respeito, dignidade, purificação e transformação, além da força feminina, empoderamento e luta pelos direitos”, comenta.
A Câmara tem utilizado, nos últimos tempos, o saguão de entrada para exposições sobre diversos temas. Para o legislador, a Galeria Lilás seria mais um espaço importante para visitas e incentivo à participação popular nas atividades da Casa. “Seria uma mostra permanente com as fotos e informações sobre todas as mulheres que já foram vereadoras. As imagens, dispostas lado a lado, em ordem cronológica de posse, com identificação e o período de atuação, trarão um panorama histórico da participação das mulheres na política poços-caldense. Resgatar e preservar a participação das mulheres na política significa motivar outras mulheres a esta participação que precisa ser ainda maior”, destaca.
Desde o início do mandato, Flavinho tem apresentado iniciativas voltadas à valorização das mulheres, ao combate à violência e à garantia de direitos. A Galeria Lilás é mais um instrumento que reconhece e enaltece a presença do público feminino em diversas áreas, agora em especial na política. “Tive a oportunidade de apresentar, nesses últimos anos, pautas importantes, sendo uma delas a distribuição gratuita de regular de tampões e absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social e extrema pobreza. Um projeto que tornou-se lei e que vem contribuir com as políticas públicas existentes. Agora, sinto-me honrado em fazer parte, pelo segundo biênio, da Comissão de Direitos da Mulher, desta vez como vice-presidente e onde poderei contribuir ainda mais com as pautas do público feminino. Espero que esse Projeto da Galeria Lilás seja mais um passo importante na busca pela valorização das mulheres”, conclui.