24/03/2023 às 15h00min - Atualizada em 24/03/2023 às 15h00min

NOTAS RÁPIDAS - 24/03

MELATONINA NÃO É REMÉDIO PARA DORMIR, MAS FAZ DIFERENÇA
 
Você já ouviu alguém falar que toma melatonina para dormir? Por vezes, ela é vista como um remédio, mas a melatonina é, na verdade, um hormônio produzido pelo nosso próprio organismo.
Em algumas situações, o que ocorre é a suplementação desse hormônio. Mas atenção: ela só deve ser tomada com orientação médica.
Outro erro quando o assunto é melatonina é classificá-la como hormônio do sono. A melatonina é o hormônio que prepara o nosso corpo para dormir. Essa produção é sempre noturna. Por isso, ela pode ser considerada um hormônio da escuridão.
A melatonina teve a comercialização liberada no Brasil em 2021 pela Anvisa. Ou seja, a substância pode ser encontrada em farmácias e ser vendida sem a necessidade de prescrição médica.
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
 
GM ANUNCIA FIM DA PRODUÇÃO DO CAMARO, MAS DIZ QUE A HISTÓRIA DO MODELO “NÃO ACABOU”
 
A General Motors (GM) anunciou na última quarta-feira que está encerrando a produção da última geração do Chevrolet Camaro. A montadora americana não anunciou nenhuma versão futura do Camaro, mas deu a entender que haverá algum futuro para o modelo. “Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história”, disse Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet.
A GM está mudando para uma linha de veículos totalmente elétricos até 2035, enquanto investe bilhões no projeto e construção de futuros modelos EV. A medida resultou em uma severa redução do investimento em novas versões de veículos tradicionais com motor de combustão interna.
O Camaro foi introduzido pela primeira vez em 1966 como um concorrente do Mustang, carro de grande sucesso da Ford lançado em 1964. Após cinco gerações de modelos redesenhados, o Camaro foi retirado da linha em 2002, mas trazido de volta em 2010.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
STARTUP BRASILEIRA É SELECIONADA EM PRÊMIO INTERNACIONAL DE SAÚDE
 
O projeto sobre as "avaliações das linhas de cuidado" da startup brasileira 2iM foi selecionado entre os cinco melhores projetos do mundo para VBHC (Value Based Health Care Europe), que faz parte da Escola de Negócios de Harvard e tem como objetivo fazer com que o investimento em cuidados de saúde seja convertido em melhoria da saúde da população.
Com o título “Como mensurar o valor em saúde nas linhas de cuidado em uma operadora de saúde no Brasil”, o projeto da 2iM é o único brasileiro a concorrer na categoria Value-Based Dragons Grant & Endorsement. Os vencedores da categoria terão a oportunidade de receber uma tutoria especializada bem como a preparação para a submissão para o prêmio principal em 2024, além de € 10 mil como auxílio para o aprimoramento do projeto.
 
FONTE: Central Press - [email protected]
 
 
 
 
UBER DA PREFEITURA DE SP COMEÇA A FUNCIONAR; SAIBA COMO USAR O APLICATIVO
 
Moradores da cidade de São Paulo podem começar a usar o MobizapSP, aplicativo de transporte de passageiros da prefeitura. Uma viagem simbólica foi programada para marcar o início da operação, na quinta-feira (23), às 12h, da Alameda Santos ao Viaduto Jacareí.
Disponível para iOS e Android, o aplicativo registra 23.224 usuários e 25.866 motoristas cadastrados, afirmou à CNN a gestão municipal.
O MobizapSP contará com motoristas autônomos e será administrado pela gestão pública, que entra no mercado para concorrer com Uber e 99.
O diferencial é que o app não terá tarifa dinâmica, o que pode tornar os preços mais baratos durante horários de pico, afirmou a gestão municipal. Além disso, o serviço não tem previsão de aplicar taxa por cancelamento de corrida.
Em relação ao preço, a prefeitura afirmou que o valor da tarifa será calculado com base em três critérios, sendo: tempo estimado de viagem, distância e horário. As categorias oferecidas são premium e econômico.
O aplicativo é voltado apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. O destino varia de acordo com cada cliente, que pode ser para além dos limites do município.
O serviço pode ser pago com dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo. Até o momento, o Pix ainda não é uma opção.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
AUDIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DO SUS ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA
 
Nesta sexta-feira (24), às 15h, a Câmara de Poços realizou mais uma audiência pública de prestação de contas da área da Saúde. Durante o encontro, foi apresentado pelo Executivo o Relatório de Gestão do SUS referente ao 3º quadrimestre do ano de 2022.
A audiência acontece a cada quatro meses, atendendo ao que estabelece a Lei Complementar Federal n. 141/12. Tal legislação prevê que as prefeituras devem apresentar relatório contendo informações, dados e prestações de contas às Câmaras com relação à Saúde. A norma dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos nessa área, estabelecendo, ainda, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas.
O encontro, transmitido pelas páginas do Facebook e YouTube do Legislativo, contou com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas

 
 
OPORTUNIDADE PARA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE NACIONAL, MOSTRA SESC DE CINEMA ENTRA EM SUA VI EDIÇÃO
 
Uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc de Cinema - MSDC está com inscrições abertas para sua 6ª edição, no período de 20 de março e 20 de abril, de forma digital e gratuita. Podem ser inscritas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2021, nas categorias curtas, médias e longas-metragens. A lista das produções selecionadas será divulgada em agosto e as exibições ocorrerão entre outubro e dezembro de 2023.
Podem ser inscritos filmes de 23 estados e do Distrito Federal, que serão avaliados por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados. Além das seleções estaduais, 24 filmes comporão a mostra nacional e haverá uma curadoria especial para eleger outras dez produções infantojuvenis. O Panorama Regional (Região Norte) e os Panoramas Estaduais voltarão a ser exibidos de forma presencial na VI edição da MSDC, somente nos âmbitos de seus respectivos Estados.
O circuito contará ainda com ações formativas como cursos, oficinas e workshops sobre os diversos assuntos ligados ao audiovisual.
Inscrições no site www.sesc.com.br/mostradecinema
Edital e mais informações: www.sesc.com.br/mostradecinema
 
FONTE: Imprensa Sesc em Minas - [email protected]
Link
Comentários »