23/03/2023 às 15h09min - Atualizada em 23/03/2023 às 15h09min

Filtros do Instagram podem ajudar a identificar tremores de doença

FONTE: MF Press Global Gestão geral - [email protected] - FOTOS: PixaBay / Arquivo Pessoal
c 
Cientistas utilizam filtro do Instagram para medir tremor essencial, doença muito comum, mas ainda pouco conhecida
 
Ao sentir tremores, muitos pensam inicialmente em Parkinson, no entanto, existem outras condições que podem causar esse sintoma, algumas muito mais comuns, como o tremor essencial. Ele é uma doença bastante frequente que, além de afetar as mãos, pode acometer a cabeça, a voz e as pernas, o que prejudica bastante a qualidade de vida, mas ainda é pouco conhecida pelo público em geral.
 
Recentemente, surgiu um filtro do Instagram chamado “Linha congelante”, que indicava ser capaz de medir tremores de forma simples e rápida, o que fez com que a ferramenta fosse alvo de um estudo internacional publicado pela revista científica International Parkinson and Movement Disorder Society.
 
O estudo analisou pacientes com tremor essencial comparando os resultados obtidos através do filtro do Instagram com os obtidos no desenho de uma espiral utilizado frequentemente nas consultas. A comparação demonstrou grande coincidência na medição dos tremores, apresentando a possibilidade da utilização de ferramentas de vídeo para a medição remota do tremor essencial.
 
De acordo com o neurocirurgião Dr. Bruno Burjaili (foto), especializado no tratamento de doenças da cabeça, nervos e coluna vertebral, a perspectiva é animadora, mas é preciso ter cuidado com diagnósticos superficiais.
“Os resultados parecem identificar tremores com certa eficácia, o que abre margens para ampliar o leque de ferramentas disponíveis para a telemedicina. Afinal, cada vez mais as consultas por vídeo têm ampliado o acesso para pessoas que não estão próximas ao especialista, no entanto, em relação ao filtro em si, é preciso que sejam realizadas melhores análises para a sua utilização técnica”.
 
Por isso, é importante evitar se basear apenas em impressões obtidas no aplicativo e procurar um especialista para o diagnóstico mais concreto. De todo modo, é fantástico que algo tão relativamente simples possa fazer com que alguém perceba algo diferente e, assim, procure ajuda”, explica.
 
O que é o tremor essencial?
É muito comum que o tremor essencial seja confundido com o Parkinson, ou negligenciado como se não tivesse solução, e para se ter um diagnóstico preciso é fundamental contar com ajuda médica. Ela é uma doença que prejudica bastante a qualidade de vida do paciente, em especial a realização de atividades rotineiras, como escrever, segurar talheres, usar xícaras, vestir-se, entre outras. Vemos famílias com vários membros afetados que, infelizmente, demoram a descobrir que podem melhorar”, diz.
 
O seu sintoma típico é aquele tremor que aumenta quando a pessoa tenta manter uma posição fixa com o braço ou quando faz um movimento para pegar um objeto; o estresse e a atividade física intensa também podem intensificá-lo momentaneamente.
 
O tremor essencial não tem cura, mas existem tratamentos que podem trazer melhoria na qualidade de vida. Além dos medicamentos, um recurso que utilizamos com frequência é a Estimulação Cerebral Profunda, também conhecida como marca-passo cerebral, que gera estímulos delicados em regiões específicas e controla parcialmente os sinais cerebrais dos tremores”, explica Dr. Bruno Burjaili.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »