17/03/2023 às 15h24min - Atualizada em 17/03/2023 às 15h24min

NOTAS RÁPIDAS - 17/03

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EMITE MANDADO DE PRISÃO CONTRA PUTIN
 
Juízes do Tribunal Penal Internacional emitiram nesta sexta mandados de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, e para a Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.
Putin é acusado de deportar ilegalmente crianças.
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
 
PANTANAL ESTÁ ENTRE OS 50 MELHORES DESTINOS PARA SE VISITAR EM 2023, APONTA REVISTA
 
O Pantanal foi eleito um dos 50 melhores destinos do mundo para se visitar em 2023 pela revista americana Time. A publicação destaca que a maior área alagada tropical do planeta é “um labirinto de rios, pastagens e ilhas onde as pessoas e a vida selvagem prosperam.”
“Por gerações, os fazendeiros coexistiram com a fauna nativa aprendendo a trabalhar com a terra, e não contra ela. O resultado é um ecossistema próspero onde os visitantes podem mergulhar em um safári sul-americano sob bandos de araras coloridas, tucanos e colhereiros enquanto procuram o predador da América do Sul, a onça-pintada”, descreve a Time.
Além do Pantanal, a América do Sul aparece com outras três localidades, incluindo o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile; Medellín, na Colômbia; e Ollantaytambo, no Peru.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
TV CULTURA ESTREIA DOCUMENTÁRIO SOBRE TRAGÉDIA DA CHUVA NO LITORAL DE SÃO PAULO
 
Neste sábado (18/3), às 20h, estreia na TV Cultura o documentário São Sebastião - Uma tragédia no paraíso. Produzida pelo Jornalismo da emissora, a produção inédita relata a situação dos desabrigados pela pior chuva da história do Brasil.
Em meio à tragédia, a repórter Laís Duarte e os repórteres cinematográficos Alexandre Silva, Marco Antonio Gallo e Euclides Jose testemunharam cenas tocantes de solidariedade entre os moradores que perderam parentes e amigos. Imagens que dão esperança aos sobreviventes que precisam recomeçar do zero.
O documentário traz imagens das principais áreas destruídas em São Sebastião, o resgate de vítimas soterradas e o trabalho de amparo às famílias que perderam tudo. E conta também com relatos de quem perdeu amigos e parentes e de quem conseguiu escapar da lama.
A produção relembra ainda outra tragédia no litoral de São Paulo, ocorrida em 17 de março de 1967, em Caraguatatuba, quando cerca de 500 pessoas morreram.
 
FONTE: TV Cultura - [email protected]
 
 
 
DANIEL COMEMORA 40 ANOS DE CARREIRA COM TOUR INÉDITA EM HOMENAGEM A JOÃO PAULO
 
A união, a ligação entre Daniel e João Paulo - que faleceu em 1997, em decorrência de um acidente de carro - é de como se realmente fossem irmãos de sangue. Eram tão conectados que, até hoje, Daniel relata que sente a forte presença do cantor ao seu lado, em cima do palco, lhe dando cada dia mais força para seguir em frente.
E é justamente no momento em que celebra 40 anos de estrada, que o artista preparou uma turnê inédita em homenagem ao amigo.
Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel é um show dedicado ao repertório da dupla que emocionou o país na década de 90. Mais do que uma homenagem, os shows serão um marco na vida de Daniel ao cantar os maiores sucessos da época. “Eu posso dizer que esse é o projeto da minha vida. Se não fosse tudo o que vivemos juntos, hoje eu não estaria diante do público. Momentos incríveis que vivi e que só a música tem o poder de deixar registrado. Tudo se deve a essa parceria, ao meu saudoso irmão e parceiro que nos deixou há 25 anos”, explica Daniel.
A estreia da tour não poderia ser mais especial: no dia 3 de maio, aniversário de 184 anos de Brotas, cidade onde tudo começou, com entrada gratuita. O show passará por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. O projeto deve rodar o Brasil ao longo de 2023.
 
FONTE: Opus Entretenimento - Costábile Salzano Jr - [email protected]
 
 
 
JAIRO BOUER É O NOVO COLUNISTA DA BANDNEWS FM
 
Jairo Bouer, médico psiquiatra especialista em sexualidade, é o novo colunista da BandNews FM. A coluna “Fala aí, com o doutor Jairo Bauer” estreia na próxima segunda-feira (20) e será veiculada diariamente às 6h37, e aos sábados às 9h37, para tirar dúvidas dos ouvintes sobre saúde, educação sexual e comportamento.
Com linguagem acessível e de maneira descontraída, suas marcas registradas, Jairo Bouer vai esclarecer e informar pais e filhos de um jeito simples e livre de preconceitos. “Vou contar tudo o que está acontecendo em termos de atualização e de pesquisa que possa impactar a vida dos nossos ouvintes. A coluna funcionará como uma bússola que está atrás das novidades”, adianta o médico, que ganhou notoriedade ao se comunicar diretamente com jovens e adolescentes de diferentes gerações, mantendo-se sempre atual e presente em todas as plataformas.
Formado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e mestre em evolução humana e comportamento pelo Departamento de Antropologia da University College London (UCL), Jairo Bouer é também educador, palestrante, escritor e apresentador. Há mais de 25 anos trabalha com comunicação com foco em saúde, comportamento e sexualidade, com passagens marcantes pela TV Globo, MTV, TV Cultura, SBT, Record, Canal Futura, jornal Folha de S.Paulo, rádios 89 FM, Jovem Pan, Metropolitana e Alpha.
Atualmente, tem um milhão e meio de seguidores no TikTok, onde também responde dúvidas e interage com o público jovem. É autor dos livros “Sexo e Cia.”, “O Corpo das Garotas”, “O Corpo dos Garotos”, “Primeira Vez”, “Álcool, Cigarro e Drogas”, entre outras publicações.
 
FONTE: André Rizzatto - [email protected]
 
 
 
MATO GROSSO DESBANCA ARGENTINA E SE TORNA 3º MAIOR PRODUTOR GLOBAL DE SOJA
 
Se o estado do Mato Grosso fosse um país, ele estaria em 3º lugar no ranking mundial de produtores de soja, aponta um cruzamento de dados feito pela CNN.
Segundo um levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja no estado, durante a safra 2022/2023, é estimada em 41,46 milhões de toneladas - desbancando, então, a Argentina, atual 3ª colocada no ranking de produtores da commodity do Foreign Agricultural Service (FAS), do Departamento de Agricultura dos EUA.
A safra do país sul-americano, no mesmo período de comparação, é estimada em 33 milhões de toneladas pela agência americana.
Atualmente, os três maiores produtores globais de soja são Brasil, Estados Unidos e Argentina. Segundo previsões do FAS, a estimativa é que a soja brasileira alcance o patamar de 153 milhões de toneladas na safra atual - das quais 25% são do Mato Grosso.
 
FONTE: CNN Brasil Business - @cnnbrasilbusiness
 
 
 
SÃO PAULO INTERNATIONAL WINE TRADE FAIR E CACHAÇA TRADE FAIR TEM SUA SÉTIMA EDIÇÃO EM 2023
 
Promovida pela Market Press Eventos, empresa que atua há 37 anos no setor de organizações de feiras de negócios, congressos e eventos de entretenimentos, a São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair acontece de 18 a 20 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).
A SPWTF e CTF trazem esse ano para a mesa de discussão temas, como conectividade e gestão entre negócios e pessoas, reunindo em um mesmo espaço o agronegócio até o produto final.
Além da área de exposição, a feira, dedicada aos profissionais do setor, oferece ao visitante palestras, workshops, master classes, rodadas de negócios, exposições e todo um projeto que tem como objetivo a transferência de conhecimentos e a disseminação da cultura do vinho e da cachaça.
 “Durante os três dias de evento, dedicados exclusivamente aos profissionais do setor, devemos receber mais de 6.000 compradores convidados de todos os estados do país e internacionais. Vamos reunir mais de 300 expositores que vão apresentar mais de 1.000 rótulos de vinhos, equipamentos, insumos e serviços para o setor de bebidas adultas”, diz Zoraida Lobato, organizadora da feira.
A feira conta com o apoio de várias entidades, entre elas a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a EMBRAPA Uva e Vinho, o IBRAC - Instituto Brasileiro da Cachaça, SEBRAE, ABRASEL e Federação dos Hotéis e Restaurantes de São Paulo.
 
FONTE: Gabriel Malagrino - [email protected]
Link
Comentários »