Brand-News Publicidade 1200x90
16/03/2023 às 15h32min - Atualizada em 16/03/2023 às 15h32min

NOTAS RÁPIDAS - 16/03

ESTUDO DESCOBRE MEDICAMENTO QUE “BLOQUEIA” METÁSTASE APÓS CÂNCER DE MAMA
 
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature apontou as causas para células cancerígenas “acordarem” no pulmão depois do tratamento do câncer de mama.
A partir disso, o estudo, conduzido pelo Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido revelou que é possível bloquear uma proteína do pulmão com um remédio usado para tratar leucemia mieloide crônica.
Em entrevista à CNN Rádio, a ginecologista Rosemar Rahal, que integra a Sociedade Brasileira de Mastologia, disse que o estudo faz referência ao tumor na mama mais frequente. De acordo com a médica, os cientistas “perceberam que quando utilizada, a droga bloqueia o microambiente de crescimento tumoral e barra a proliferação de células tumorais".
O estudo está na fase pré-clínica (testes em animais) e, portanto, ainda pode demorar para o medicamento seja comercializado, caso tenha eficácia comprovada em humanos.
O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
MAURICIO DE SOUSA SE CANDIDATA À ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
 
O autor de quadrinhos Mauricio de Sousa, que já pertence aos quadros da Academia Paulista de Letras, agora está se candidatando à vaga da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL), até pouco tempo ocupada pela eminente professora Cleonice Berardinelli, grande estudiosa do poeta Fernando Pessoa, que tanto honrou a língua portuguesa.
Segundo Mauricio, que se maravilhou com os acadêmicos em sua última visita à sede no Petit Trianon no Rio de Janeiro, "esta candidatura é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram."
Sua carta de candidatura foi enviada ao presidente da ABL, Merval Pereira, no último dia 10 de março, oficializando o pedido.
"Quando jovem, depois que me alfabetizei com os gibis, eu lia um livro por dia e os grandes escritores brasileiros foram minha companhia e me ajudaram a ser o que sou hoje. Quero devolver esse carinho com muito trabalho em prol dos autores brasileiros e também dos quadrinhos", completa Mauricio.
Vale lembrar que a linguagem dos quadrinhos é intensamente estudada por educadores e é considerada a porta de entrada para o estímulo à leitura e alfabetização de crianças, antes mesmo de elas entrarem nas escolas.
 
FONTE: Way Comunicações - [email protected]
 
 
 
PESQUISA COLOCA RIO DE JANEIRO NO “TOP 3” DE CIDADES MAIS “BOCA SUJA” NO BRASIL
 
Uma pesquisa concluiu que o Rio de Janeiro é a cidade onde mais se fala palavrão no país, ao lado de Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Por média, são oito palavrões por dia por pessoa.
Os dados são de uma pesquisa feita por uma plataforma internacional de idiomas. Foram consultadas 1,6 mil pessoas de 15 cidades do país.
O estudo aponta que os homens no Brasil xingam mais do que as mulheres: eles, em média 8 vezes por dia; e elas, 5.
Saiba mais na reportagem do jornalista Alexandre Henderson, no G1-RJ.
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
 
PÚBLICO SE REVOLTA APÓS MUSEU TROCAR QUADRO FAMOSO POR ARTE FEITA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
 
O Museu Mauritshuis, localizado nos Países Baixos e considerado um dos mais importantes da Europa, está sofrendo com críticas do público após substituir temporariamente a obra de arte “Girl with a Pearl Earring” (Garota com Brinco de Pérola, em tradução literal) por uma releitura criada através da inteligência artificial.
A troca temporária foi realizada pelo Mauritshuis após o famoso quadro feito pelo artista Johannes Vermeer, em 1665, ser emprestado ao Rijksmuseum, um museu localizado em Amsterdã, até 4 de junho.
Para que o espaço onde geralmente fica o “Girl with a Pearl Earring” não ficasse vazio, os diretores do museu promoveram um concurso chamado “My Girl with a Pearl” (Minha Garota com Uma Pérola, em tradução literal) para que artistas apresentassem suas próprias versões do quadro. Os melhores avaliados pelo Mauritshuis seriam expostos no local.
Entre as 3.480 obras enviadas para o concurso, 170 foram selecionadas para entrar na exposição. Entre elas, uma chamou a atenção por ter sido desenvolvida com a ajuda da inteligência artificial (IA).
Nas redes sociais do museu, usuários criticaram a escolha, argumentando que a releitura da obra feita pela IA “não pode ser considerada uma arte” e que o autor, Julian van Dieken, “substituiu alguém que dedicou tempo e esforço para desenhar”.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
 
INSCRIÇÕES PARA CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA NO SEBRAE MINAS ENCERRAM NESTA SEXTA (17/3)
 
O Sebrae Minas anuncia que terminam na sexta-feira (17), as inscrições para o edital de credenciamento de empresas prestadoras de serviços de consultoria, instrutoria, mentoria, coaching, orientações e assistência técnica com expertise nas áreas de Gestão Inovadora, Marketing Digital, Marketing e Vendas, Finanças e Educação Empreendedora. O edital oferece vagas para diversas cidades do estado (consultar no site). As empresas interessadas podem se inscrever até o dia 17 de março, pelo site.
As empresas poderão ser convocadas para prestarem serviço quando houver demanda, em regime de não exclusividade, no estado de Minas Gerais. Para participar, as empresas devem satisfazer as condições, experiências e pré-requisitos descritos no edital. A expectativa do Sebrae é credenciar o máximo possível de empresas para atuarem nas regiões especificadas no edital.
Ao se tornar uma credenciada do Sebrae, a empresa tem a oportunidade de atender micro e pequenas empresas de diversos segmentos e municípios, conhecer produtos e metodologias do Sebrae, reduzir custos de atendimento, captação de clientes e infraestrutura, além de ter uma das principais e mais reconhecidas marcas do mercado em sua carteira.
Todos os esclarecimentos em relação ao edital devem ser feitos pelo e-mail [email protected] .
Edital e inscrições: credenciamento.sebraemg.com.br
 
FONTE: Prefácio Comunicação - Juliana Campos - [email protected]
 
 
 
VEREADOR PAULISTA SUGERE CRIAÇÃO DO PROGRAMA “GABARITOU POÇOS”
 
O Projeto de Lei n. 17/2023 dispõe sobre a criação e desenvolvimento pela Prefeitura do programa “Gabaritou Poços”, que consiste na implantação de cursos preparatórios para acesso de jovens e adultos ao ensino superior ou a concursos públicos. A proposição, de iniciativa do vereador Wellington Paulista (União Brasil), foi apresentada na última terça-feira (14) e segue, agora, para análise das Assessorias e Comissões Permanentes do Legislativo.
O objetivo principal é oferecer um preparo adequado àqueles que buscam aprovação em vestibulares e concursos. “O que queremos é dar assistência aos jovens poços-caldenses que não possuem condições de arcar com uma mensalidade de um cursinho, contribuindo para que mais jovens de baixa renda possam entrar em universidades”, afirmou. Ainda segundo o vereador, é preciso aumentar as oportunidades para que jovens e adultos construam suas vidas acadêmica e profissional.
O Projeto de Lei estabelece que o currículo básico do Gabaritou Poços compreenderá o ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências Naturais (Biologia, Química e Física), Ciências Humanas (Geografia, História, Artes, Sociologia e Filosofia) e Redação. O programa terá carga horária mínima de 20 horas semanais e, para se inscrever, o estudante deve se enquadrar nos seguintes requisitos: residir em Poços; possuir idade igual ou superior a 16 anos; possuir escolaridade exigida pelo edital, de acordo com a vaga de sua preferência.
Por fim, a proposta determina que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, poderá firmar convênios com instituições de ensino, Governo do Estado e Governo Federal, bem como instituições e empresas diversas, para provimento do cargo docente do programa.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.